Tudo sobre o seu:
Coelho Himalaia
O coelho Himalaia, também conhecido como Russo, é considerado uma das raças de coelho mais antigas e, apesar do nome, é pouco provável que tenha origem nas montanhas asiáticas. Embora não haja evidências que comprovem, acredita-se que seja nativo do território contíguo ao norte da Índia e da China.
O primeiro registro da raça foi em uma publicação europeia em 1857, e no final do século XIX já era largamente utilizada em exposições. Em 1912, foi exportada pela Inglaterra para os Estados Unidos e reconhecida dois anos depois pela American Rabbit Breeders Association (ARBA).
Os primeiros exemplares da raça eram branco e preto mas, posteriormente, novas variedades foram desenvolvidas por meio de diversos cruzamentos. O Himalaia chocolate, por exemplo, foi criado pelo cruzamento entre coelhos Himalaia e English Spot. Somente a variedade branca e preta (Black Himalayans) é considerada pura, sem a intervenção humana.
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem do coelho Himalaia é curta, brilhante e sedosa. O corpo é branco como a neve e as extremidades são escuras (nariz, orelhas, cauda, pernas e pés), podendo variar entre as cores preta, azul (diluição da cor preta), chocolate ou lilás (diluição da cor chocolate).
- Saúde
- Temperamento
- Inteligência
- Tempo de vida
- Cuidados
- Curiosidades
Não há nenhuma doença específica que afeta coelhos da raça HImalaia, porém são animais particularmente sensíveis às mudanças de temperatura, principalmente os filhotes, portanto, é fundamental tomar algumas medidas preventivas para evitar grandes variações de temperatura. Além disso, recomenda-se acompanhamento de pelo menos uma vez ao ano com um(a) médico(a) veterinário(a) especializado em pets não convencionais (silvestres e exóticos) para manter o pet saudável e diagnosticar possíveis enfermidades de forma precoce.
Coelhos da raça himalaia são muito tranquilos e calmos.
No geral, todos coelhos são considerados animais inteligentes e podem aprender com facilidade.
Os coelhos vivem em média de seis a oito anos, mas podem viver por mais tempo dependendo de como forem criados.
Por ser uma raça de pelagem curta, não necessita de escovação constante. Uma vez por semana já é o suficiente para retirar os pelos mortos e as sujidades. Em época de troca de pelo, a frequência das escovações deve aumentar para duas ou três vezes por semana.
Os demais cuidados necessários são os mesmos para qualquer coelho.
A coloração da pelagem do coelho Himalaia ocorre devido à presença de genes que ao serem ativados, pela redução da temperatura, estimulam a produção de pigmentos escuros. Assim, as extremidades do corpo de coelhos dessa raça são mais escuras por serem regiões mais frias.
Os coelhos Himalaia, diferentemente de algumas raças, não são tão ativos, mas ainda assim precisam de espaço suficiente para realizar suas atividades e de interação com o(a) tutor(a).
A criação de coelhos é legalizada no Brasil, sendo possível encontrar criadores em diversas regiões do país.
Outros produtos para Coelho Himalaia