Tudo sobre o seu:
Coelho Holandês
O coelho Holandês, apesar do nome sugerir origem holandesa, foi desenvolvido na Inglaterra no século XIX. Com o aumento do interesse pela raça, novos cruzamentos foram realizados com a finalidade de melhorar as características dos primeiros exemplares, até obter animais com o padrão que conhecemos hoje. Foi exportado para os Estados Unidos no século XX, sendo reconhecido pela American Rabbit Breeders Association (ARBA) em 1922.
Atualmente, temos duas variações, o Holandês padrão e o Mini Holandês, ou Dutch. A principal diferença deles é o tamanho: o Dutch faz parte dos mini coelhos e é menor, mais agitado e curioso que o Holandês.
Apresentam corpo arredondado e proporcional. Os membros são curtos, mas bem desenvolvidos e com boa musculatura. As orelhas são eretas e juntas, podendo medir em torno de 10cm de comprimento.
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem é curta, medindo entre 1,3 e 2,5cm de comprimento. A coloração padrão é a bicolor, na qual a cor branca é combinada com qualquer outra aceita para a raça, como chocolate, preta, azul, havana, entre outras.
As regiões mais escuras são: corpo (da porção média do tronco até a cauda), membros posteriores, barriga, bochechas e orelhas (assemelhando-se a uma máscara). O restante deve ser branco.
- Saúde
- Temperamento
- Inteligência
- Tempo de vida
- Cuidados
- Curiosidades
No geral, os coelhos da raça Holandês são bastante resistentes às doenças, mas assim como qualquer coelho podem adoecer, portanto, é fundamental o acompanhamento com um(a) médico(a) veterinário(a) especializado em pets não convencionais (silvestres e exótico) pelo menos uma vez ao ano para garantir que o pet esteja saudável e diagnosticar precocemente possíveis enfermidades.
Os coelhos Mini Holandês são mais agitados e cheios de energia, sendo bastante curiosos.
São animais muito espertos, sendo possível treiná-los a fazer suas necessidades na caixinha higiênica e alguns truques, desde que haja paciência e persistência.
O tempo de vida médio é de seis anos. Os coelhos, no geral, vivem em média de seis a oito anos, mas podem viver muito mais dependendo da forma como são criados.
Há exemplares de Mini Holandês que chegaram aos 10 anos de vida.
Por ser uma raça com pelagem curta, uma escovação por semana já é o suficiente, mas durante a troca de pelo o ideal é escová-la pelo menos duas vezes por semana. Os demais cuidados necessários são os mesmos para qualquer outro coelho.
O recomendado ao adquirir um coelho como pet é levá-lo para uma consulta de orientação com um(a) médico)(a) especializado em pets não convencionais (silvestres e exóticos) para aprender como criá-lo de forma adequada.
Apesar de ser uma raça pequena, as fêmeas são consideradas prolíferas e boas mães, gerando entre sete e 10 filhotes (láparos) por gestação.
Alguns criadores relatam que o Mini Holandês é uma das raças mais interativas dentre os mini coelhos.
Outros produtos para Coelho Holandês