Tudo sobre o seu:

Coelho Prateado Champagne

Sua origem é francesa, da região de Champagne, e por isso é chamado de Prateado de Champagne, Francês Prateado ou Champagne d’Argent. Acredita-se que foi criada pelos monges beneditinos entre os séculos XVII e XVIII, sendo uma das raças de coelho mais antigas. O objetivo principal de sua criação foi o fornecimento de carne e pele, mas hoje, devido à beleza de sua pelagem, também é utilizado para exposições, além da possibilidade de ser um animal de estimação (pet). Seu corpo é cilíndrico (“roliço”), as orelhas são eretas e unidas e os olhos são grandes e castanhos.
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem é densa e brilhante, e sua cor é prateada na região do corpo e mais escura nas orelhas, focinho, cauda e extremidade dos membros. O fato do focinho ser mais escuro que o restante do corpo caracteriza o padrão conhecido como borboleta, por se assemelhar ao formato de uma borboleta. Alguns animais podem apresentar um tom mais azulado, considerado cor secundária. O tamanho do pelo é mediano, variando de 2,5 a 3cm de comprimento.
Não há doenças específicas que afetem coelhos da raça Prateado de Champagne, mas diversas enfermidades e alterações comportamentais podem se desenvolver se não houver manejo adequado e acompanhamento com um(a) médico(a) veterinário(a) especializado em pets não convencionais.
São mais reservados, mas um contato próximo e constante com humanos desde pequenos pode torná-los mais sociáveis. É importante ressaltar que cada coelho tem uma personalidade individual, assim como outros animais de estimação.
No geral, os coelhos são animais bastante inteligentes e gostam de interagir com pessoas, especialmente com aqueles que convive, criando um laço afetivo.
A expectativa de vida varia de cinco a 10 anos, mas alguns animais podem ultrapassar essa referência.
Por ser um coelho de porte médio, ele precisa ficar em um espaço adequado para pular, brincar, explorar e se esconder. É fundamental que os pais de pets tenham conhecimento da espécie e suas particularidades para que todos os pré-requisitos de bem-estar sejam atendidos e que uma boa qualidade de vida seja fornecida ao pet. Como os pelos não são muito longos, não exigem cuidados intensos, uma escovação por semana pelo menos já é o suficiente para mantê-los brilhantes e sedosos.
As fêmeas da raça Prateado de Champagne geram de cinco a oito filhotes em cada ninhada, e eles nascem com o pelo escuro, da cor preta, e só apresentam a cor característica da raça após atingirem a puberdade, por volta dos seis meses. Apesar de não serem tão ativos como outras raças, eles também gostam de pular, brincar e ficar ao ar livre, desde que com a devida proteção. A criação de coelhos é legalizada no Brasil, sendo possível encontrar criadores em diversas regiões do país.