Tudo sobre o seu:

Devon Rex

O Devon Rex ostenta orelhas grandes com um rosto pequeno e olhos esbugalhados, lembrando uma criatura mística como um elfo. Seu porte é pequeno e possui uma pelagem tão curta, que à primeira vista parece que não há pelos. Sua origem foi descoberta em 1960, em Devonshire, na Inglaterra, quando uma senhora recolheu um felino de pelagem ondulada vindo de uma ninhada de gatos abandonados. A princípio, acreditava-se que o Devon Rex fosse parente do Cornish Rex, já que Devonshire é também o local de origem dessa raça, mas testes posteriores provaram que a única relação entre eles seria o gene mutante Rex, o que também foi desconsiderado anos depois. Esse gato foi cruzado com um uma gata tricolor e dessa união nasceu um macho frisado que foi cruzado com gatas Cornish, mas as crias resultantes tinham o pelo liso. Daí em diante, diversas cruzas foram feitas para que o gene do pelo frisado aparecesse e os criadores, ingleses, norte-americanos e franceses trabalharam em conjunto para a seleção de indivíduos saudáveis. A ACFA foi a primeira associação a aceitar a raça, em 1972. O Devon Rex possui aparência exótica que ganhou o coração de muitos amantes de gato ao redor do mundo, sendo comparado muitas vezes com duendes, alienígenas e elfos, porém, extremamente carinhosos.

Características do seu Devon Rex

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Devon Rex

Tamanho

A altura varia de
27 a 38 cm

Peso

O peso varia de
2 a 4 kg
Pelagem
O Devon possui pelos bem rasos e ondulados. Geralmente há uma maior quantidade de pelos nas costas e ouvidos. Seu pelo é fino, macio e curto e alguns exemplares possuem apenas penugem no abdome. O crescimento do pelo é lento e são permitidas todas as cores e padrões, com ou sem presença de branco.
O Devon Rex, apesar de parecer frágil, é uma raça bastante saudável. Porém, pode desenvolver algumas doenças genéticas. Entre elas estão a espasticidade, cardiomiopatia dilatada, a luxação de patela e a miopatia hereditária. Por isso, para diminuir a prevalência dessas doenças, é recomendado fazer testes de DNA e castrar os gatinhos que possuírem os genes para essas enfermidades. Outro problema na raça é que o Devon Rex pode ter dois tipos de sanguíneos: A e B. Isso pode ser um empecilho apenas se a intenção é procriar a raça, o que não é recomendado a não ser que você seja um especialista e tenha autorização para isso.
Carinhosamente apelidado de “gato poodle” por conta de seu pelo ondulado, essa raça é perfeita para quem procura um aconchego, pois você irá dormir e acordar abraçada nesse bichano. O Devon é um gato leal, devoto, divertido, corajoso, inteligente e essas são apenas algumas de suas qualidades. Eles adoram pular no seu ombro, são verdadeiros assistentes de colo e possuem um senso de curiosidade bem desenvolvido, querendo se envolver em tudo que você estiver fazendo, seja descascando verduras para o almoço ou até mesmo quando você precisa usar o banheiro, pois eles não irão hesitar em deitar em seu colo. O Devon Rex é um gato dependente e não se sente bem se ficar muito tempo sozinho, por isso, não é recomendado para quem passa muito tempo fora de casa. Por conta de sua pelagem, esse pet é bastante friorento e prefere o quentinho de dentro de casa. Além disso, são extremamente carinhosos, dependentes de atenção e brincalhões.
O Devon Rex é ativo e enérgico, por isso, pode ser um pouco mais difícil de ser treinado. Porém, continua sendo muito inteligente. Ele é um verdadeiro macaquinho e vai encantar seus pais humanos fazendo brincadeiras e pulando de um lado para o outro. E claro, ele espera ser recompensado com muitos mimos e atenção.
A expectativa de vida do Devon Rex é de 10 a 15 anos. Porém, se bem cuidado e com consultas periódicas ao médico veterinário, ele pode facilmente ultrapassar essa estimativa.
O Devon Rex com certeza prefere o calor de sua caminha do que ficar em um local frio. Ele adora calor e certamente você o encontrará tomando sol, em cima da geladeira, do notebook ou até mesmo perto da televisão para poder aproveitar aquele quentinho. Portanto, não é tão recomendável tê-lo em cidades mais frias e, quando esfriar, ofereça uma roupa quentinha e uma coberta mais felpuda. A escovação de seu pelo com escovas e rasqueadeira não é recomendado. Use uma luva com cerdas de borracha para retirar o excesso de pelos. Esse gatinho costuma precisar de banhos, pois acaba acumulando excesso de oleosidade na pele, entretanto, é muito importante que você consulte um médico veterinário antes de incluir o banho na rotina de seu pet, pois pode ser um evento bastante estressante. Um problema enfrentado pela raça é o acúmulo de cera no ouvido, sendo necessário uma limpeza com maior frequência. Uma boa alimentação, consultas periódicas ao médico veterinário, vermifugação e vacinação em dia são de extrema importância para manter seu Devon saudável.
O Devon Rex tem bigodes curtos e grossos que podem ser completamente ausentes. Essa é uma maneira de diferenciá-los do Cornish Rex, que tem bigodes curvos e ondulados. Outra diferença são as orelhas: a do Devon Rex são baixas e ficam para o lado, enquanto as orelhas de um Cornish Rex estão no topo da cabeça e são retas. Outra curiosidade é que muitas vezes o Devon Rex é descrito como hipoalergênico devido ao pelo curto. Porém, o Devon Rex na verdade não é um gato hipoalergênico, ele ainda produz a proteína presente na saliva que causa alergia nas pessoas, entretanto, por ter pelos curtos e se lamber menos, pode ser um pet recomendado para pessoas que possuem alergia. O CFA descreve o Devon Rex como verdadeiros “cães de caça”, pois esses gatinhos podem até roubar comida do seu prato se você não tomar cuidado.