Tudo sobre o seu:

Himalaio

O Himalaio é um dos gatinhos mais populares e desejados. E um felino extremamente carinhoso e dócil, sendo perfeito para famílias com crianças e outros pets. Essa raça é literalmente uma mistura de Persa e Siamês, toda sua estrutura corporal, incluindo a face achatada, são oriundas do seu progenitor Persa e a pelagem em degradê com extremidades mais escuras foi herdada do Siamês. A história desse felino iniciou-se com experimentos feitos por dois médicos de Harvard, que gostariam de saber como as características das duas raças (Persa e Siamês) eram passadas adiante. Descobriram, então, que o comprimento da pelagem e a coloração são genes recessivos, ou seja, serão herdadas se o pai possuir. As experimentações foram encerradas, entretanto, já haviam pessoas com interesse de prosseguir com essa nova raça e foi quando a criadora Marguerita Goforth finalmente conseguiu as características desejadas do Himalaio. Em 1955 a raça foi reconhecida pelo CFA e ACFA como Hymalaian e em 1961 todas as grandes associações de gatos dos EUA reconheceram esse peludo. Porém, nem tudo são flores pois, em 1984, a CFA voltou atrás e decidiu que o Himalaio era apenas uma variação de pelagem do Persa e não uma raça diferente. Essa determinação é vigente até hoje e causa muita discórdia entre os amantes da raça.

Características do seu Himalaio

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Himalaio

Tamanho

A altura varia de
20 a 25 cm

Peso

O peso varia de
2 a 4 kg
Pelagem
A pelagem do Himalaio é bem parecida com a do Persa. Possui pelos longos, finos e cheios de vida. Seu subpelo é denso, contribuindo por um volume ainda maior. As cores aceitas são parecidas com a do Siamês, todas as extremidades (focinho, patas, rabo e orelha) são mais escuras e na região do dorso e barriga há um bege mais claro. Entre as cores descritas estão o castanho-escuro, azul, chocolate, lilás, tartaruga e azul-creme. Seu pelo, por ser longo, requer escovações frequentes, pelo menos três vezes por semana.
A saúde do Himalaio, no geral, é boa. Porém, ele é considerado uma raça braquicefálica como o Persa e pode desenvolver alguns problemas respiratórios. A síndrome braquicefálica comumente pode afetar seus exemplares e é caracterizada pelas alterações na conformação do trato respiratório e formato do crânio que resultam em respiração ruidosa, tosse, espirros e intolerância ao exercício. É comum acontecer a lacrimação excessiva, provocando manchas ao redor dos olhos, crostas e até feridas. Além disso, há predisposição a algumas doenças hereditárias como urolitíase (cálculos renais), criptorquidismo, dermatofitose, doença renal policística, síndrome da hiperestesia felina e gengivite. Por isso, é muito importante ficar atento à saúde do seu Himalaio e levá-lo ao médico veterinário para consultas de rotina.
O Himalaio é um companheiro maravilhoso para casas e apartamentos. São gatos gentis, calmos e de temperamento dócil, mas também possuem um lado divertido. Como o Siamês, esse felino doméstico adora brincar de pega-pega e apenas um pedaço de papel amassado pode entretê-lo por horas. Os Himalaios são gatos muito fiéis e gostam bastante da companhia de seus pais humanos. Anseiam por carinho, mas não irão incomodá-lo para obter atenção, desde que estejam entretidos com brinquedos e jogos. Esses gatinhos não são vocais como o Siamês e possuem o mesmo nível de energia que um Persa. Adoram um colo e preferem lugares baixos na casa (não tão comum em um gato), portanto, dificilmente subirão na geladeira ou m seus armários. São um pouco mais desconfiados com estranhos e só ficaram do lado de quem realmente confiam.
O Himalaio é um gato muito calmo e inteligente, que se adapta facilmente às situações do dia a dia e se dá bem com outros pets. São considerados muito obedientes e devotos aos seus pais humano e seu instinto selvagem não é tão aguçado, o que faz com que essa raça raramente arranhe e morda algo ou alguém. Porém, apesar de obedientes, herdaram de seu parente Persa a exigência por limpeza. Portanto, nada de deixar a caixinha de areia desses peludos suja, pois com certeza irão procurar outros lugares para fazerem as necessidades.
O Himalaio possui expectativa de nove a 15 anos de idade.
Como muitos gatos de pelo longo, a escovação no Himalaio é essencial. O ideal é que seja feita todos os dias, mas sabemos que nem sempre é possível, portanto, escove-os três vezes por semana no mínimo para evitar nós e auxiliar na auto-limpeza, evitando assim formação de bolas de pelo no trato digestório. Seus olhos e nariz merecem atenção também, limpe-os diariamente para tirar o excesso de secreção. Outro ponto importante é que os gatinhos Himalaios possuem predisposição à obesidade e por mais que sejam brincalhões, podem ficar bem preguiçosos para realizar atividades físicas. Por isso, ofereça um ambiente rico com prateleiras, arranhadores e brinquedos para estimular esse bichano a se exercitar. Além dos cuidados específicos, há os cuidados básicos que são necessários para todo pet, como alimentação de alta qualidade, vermifugação e vacinação em dia, escovação do seus dentes e consultas regulares ao médico veterinário.
O nome do Himalaio surgiu do coelho do Himalaia, que possui um padrão de pelagem semelhante a desse bichano. Outra curiosidade é que o filme “Entrando numa Fria” contribuiu ainda mais para a popularidade do Himalaio, pois há a presença de um exemplar nas cenas estreladas pelo astro Robert De Niro.