Tudo sobre o seu:

Galgo Espanhol

Criado no ano 600a.C. na Espanha, o galgo espanhol foi selecionado para ser um bom cachorro de caça e também de corrida. Com seu corpo esguio típico dos galgos, ele se difere um pouco dos demais principalmente por sua pelagem, que pode ser do tipo arame, não sendo tão rente ao seu corpo como acontece com os outros cães desta categoria.

Características do seu Galgo Espanhol

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Galgo Espanhol

Tamanho

A altura varia de
66 a 71 cm

Peso

O peso varia de
27 a 30 kg
Pelagem
O galgo espanhol possui duas variações de pelagem. Eles podem ser de pelo liso, sendo este curto e bem rente ao seu corpo, ou de pelo arame, mais denso, mais grosso e mais “pesado” ao toque. Este último faz com que fique mais protegido, uma vez que os de pelo liso são mais suscetíveis às lacerações e arranhões até mesmo durante brincadeiras e interações comuns. Suas cores podem ser tigradas ou sólidas, sendo os mais comuns o dourado, o fulvo e o preto. Nenhuma das variações tende a perder muito pelo, sendo indicada uma escovação semanal realizada com luvas específicas para cachorros de pelo curto.
Este galgo da Espanha costuma ser bastante resistente, tendo se destacado anteriormente por se dar bem em diferentes temperaturas (o que garantiu a sobrevivência da raça em alguns países). De modo geral, eles não costumam apresentar muitos problemas de saúde, embora alguns exemplares possam ter displasia coxofemoral, condição articular que gera muitas dores no quadril e problemas de locomoção. Por ter um tórax bem proeminente, este cachorro pode ter torção gástrica, sendo indicado que ele não realize atividades físicas e nem brinque depois de se alimentar ou beber muita água.
Até mesmo com quem não conhece, é comum que os galgos espanhóis sejam afetuosos e receptivos. Com aqueles que fazem parte de sua família, ele também costuma ser brincalhão, mostrando muito apreço por corridas e perseguições de objetos (algo que ainda possuem como característica forte em seu dia a dia). É indicado que o galgo seja acostumado com outros animais (especialmente de outras espécies) desde jovem para que, com a socialização, não os veja como presas, mas sim como amigos/ companheiros. Vale lembrar que por sua raça, ele é um cachorro extremamente ativo e que precisa de muita atividade diária para se sentir bem e não ter problemas de comportamento.
Os galgos não costumam ser considerados cães superinteligentes, mas isso é porque eles não têm vontade de acatar ordens a todo tempo. Independentes, é raro que façam algo contra vontade. Eles precisam ser educados para que obedeçam pelo menos comandos básicos, pois não é difícil que corram em disparada especialmente em locais abertos.
A expectativa de vida de um cachorro da raça galgo espanhol é de 13 anos.
O galgo espanhol não requer muitos cuidados especiais. É preciso apenas incluir em sua rotina atividades físicas e mentais intensas de modo que ele gaste sua energia de forma saudável. Como é um cachorro de corrida, ele precisa manter seus músculos sempre em movimento. Conforme dito anteriormente, não é indicado que ele brinque depois de comer ou beber muita água, pois a raça pode desenvolver um quadro de “torção gástrica” (quando seu estômago literalmente gira em torno de seu próprio eixo), uma condição emergencial que requer cirurgia. Este cão não requer cuidados específicos com a pelagem além de uma boa escovação semanal e banhos quando necessário.
O galgo espanhol é só um pouco menor do que seu primo próximo, o greyhound. Em alguns locais, o cruzamento entre greyhounds e galgos espanhóis é conhecido como “galgo inglês-espanhol” e também é utilizado para corridas. O abandono de cães desta raça é bastante comum, especialmente quando se aposentam. Por isso, existem abrigos especializados em recolher e encontrar um novo lar para esses pets quando deixam a vida das corridas.