Tudo sobre o seu:

Javanês

O Javanês é uma variação dos gatos Siamês, Balinês, Colorpoint Shorthair, Oriental Shorthair. Também chamado de Oriental Longhair, esse gatinho possui porte médio, corpo musculoso, pelos longos, orelhas compridas e a cabeça em formato de triângulo, muito semelhante ao seu parente Siamês. Todas essas raças descritas foram criadas com a intenção de manter as características temperamentais e físicas do Siamês, mas com cores e pelos diferentes. O CFA é a única associação que reconhece o Javanês como uma raça diferente do Oriental Shorthair e a justificativa é que as dois são híbridos, fruto do cruzamento com o Siamês e outros gatos. No entanto, alguns criadores acreditam que não faz sentido separar as duas raças, pois ambos possuem o mesmo tipo de corpo, temperamento e pelagem, a única diferença é no comprimento do pelo. Burocracias a parte, quem possui um Javanês em sua vida não se arrepende. São gatinhos extremamente carinhosos e devotos ao seus pais humanos.

Características do seu Javanês

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Javanês

Tamanho

A altura varia de
15 a 18 cm

Peso

O peso varia de
2 a 5 kg
Pelagem
A pelagem do Javanês é fina, sedosa e de comprimento médio, sendo que na cabeça e cauda há maior quantidade de volume. Há ausência de subpêlo com aspecto lanoso e a cor é uniforme, sem marcas e como todas as outras variações da raça, as extremidades são mais escuras. As cores aceitas são marrom, creme e tortie (escama de tartaruga). Por ter uma pelagem semi-longa, o Javanês exige escovação pelo menos três vezes por semana.
Além de compartilhar as mesmas características físicas comportamentais com o Siamês, o Javanês compartilha também alguns problemas de saúde. Apesar de ser um gatinho saudável, as doenças genéticas que podem acometer essa raça são: amiloidose, doença brônquica crônica, síndrome do gato chato e atrofia retiniana progressiva. Além disso, o Javanês é conhecido por ser um verdadeiro comilão e o sobrepeso não é algo difícil de acontecer com a raça. Então, fique bem atento com a alimentação desse peludo e incentive-o a praticar exercícios físicos, pois a obesidade pode desencadear problemas mais graves como diabetes e dificuldades locomotoras.
Os Javaneses são gatos brincalhões, carinhosos e gentis que estão sempre prontos para a próxima aventura e refeição. Como foi dito, esse gato tem um fascínio por comida e é preciso ter cuidado com aqueles que são menos ativos, para não ficarem gordinhos. Conhecidos por sua curiosidade, são bastante interativos e irão te seguir por toda a casa, miando para chamar atenção. E falando em miado, como os Siameses, essa raça é bastante comunicativa e seus miados são finos e altos. O Javanês adora brincar de pular em grandes alturas e com brinquedos do tipo vara e é preciso estimular esses felinos, pois são gatinhos bastante energéticos.
O Javanês é muito inteligente e é perfeito para quem adora um gato interativo que te seguirá por toda parte. Os criadores dizem que esse bichano é bastante obediente e fácil de educar. Copiam todas as coisas que seu humano faz, como abrir portas e gavetas e investigar o que há de novo dentro das bolsas. Esse felino ainda adora brincar de buscar bolinhas e trará de volta para você com muita felicidade.
O tempo de vida do Javanês é relativo e há muitas estimativas diferentes. Porém, é um gato que vive mais do que a média e a expectativa no geral é de 12 a 18 anos.
O Javanês possui pelagem semi-longa que necessita de escovação pelo menos três vezes por semana com rasqueadeiras e escovas adequadas, auxiliando na auto-limpeza e diminuindo os riscos de formação de bolas de pelo em seu estômago. Por não ter subpelo lanoso, é um gato que não suporta muito bem o frio, então é recomendado que quando esfriar, ele tenha um abrigo quentinho e suas próprias cobertas. Por ser muito ativo, pode ficar entediado facilmente, por isso, ofereça um ambiente rico com prateleiras e muitos brinquedos para entretê-lo. Mantenha a caixa de areia impecavelmente limpa, pois como todos os gatos, o Javanês é muito exigente quanto à higiene de seu banheiro. Há também os cuidados básicos como alimentação de alta qualidade, escovação de seus dentes e consultas de check-up ao médico veterinário.
Muitas pessoas pensam que o Javanês veio da famosa Ilha de Java, mas na verdade não há relação. O gato foi batizado por uma tradição de nomear gatos orientais com nomes de lugares do Sudeste Asiático.