Tudo sobre o seu:

Komondor

Independente, inteligente e altamente protetor. Essas são as principais características do Komondor, um cão que é considerado por muitos, o dono do visual mais exótico do mundo canino. Por baixo de todo aquele pelo existe um animal de grande personalidade. Esses grandalhões agem de acordo com a própria percepção e quase sempre acertam devido à surpreendente capacidade de julgar se uma pessoa tem más intenções. Originário da Hungria, seu nome significa “pertencente aos cumans”, um povo que invadiu seu país durante o século XVIII, o que pode explicar suas origens. Sua principal função, histórica e atualmente, já que ainda é usado, é ser guarda de rebanhos, vigiando ovelhas e gado bovino e os protegendo de ladrões ou predadores de quatro patas. Sua altura está na faixa entre 66 e 76 centímetros, enquanto seu peso varia entre 36 e 61 quilos.

Características do seu Komondor

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Komondor

Tamanho

A altura varia de
64 a 76 cm

Peso

O peso varia de
40 a 60 kg
Pelagem
A raça costuma não ser escovada nem penteada. As tiras se formam porque a subpelagem macia não cai, e sim se apega ao pelo externo, mais duro e longo. O tutor pode usar as mãos para estimular o desenvolvimento das tiras de feltro. Depois de atingir sua pelagem definitiva, o Komondor necessita de poucos cuidados e raramente solta pelos pela casa, mas sujeiras diversas podem se enrolar na pelagem. Banhos são raramente bem-vindos, apenas em casos extremos. Sua predominante é a branca com a pele cinza-ardósia.
O Komondor não costuma ter problemas relacionados à saúde, apesar de ser comum alguns desenvolverem displasia no quadril. Por isso, é importante os pais estarem sempre acompanhando seu quadro médico veterinário.
Independentes, equilibrados, fortes e sóbrios, esses pets permanecem próximo de sua natureza. Isso faz o Komondor tomar as próprias decisões. A coragem, contudo, pode transformá-lo em dominador, razão que o torna menos adequado a tutores inexperientes ou muito tolerantes. Por isso, a raça é mais adequada a pessoas firmes, que sabem o que querem.
O Komondor precisa ser adestrado em um ambiente descontraído. Porém, ele não curte muito brincadeiras. O pai ou mãe deve dirigir seu comportamento e agir de modo coerente e claro, sem ser permissivo. Ter uma postura agressiva não é nada interessante, já que pode levar à perda de respeito por parte do cão.
Sua expectativa de vida mínima é de 10 anos, enquanto a máxima é de 12 anos.
A raça necessita praticar uma quantidade média de exercícios, de preferência ao ar livre. Gosta de desbravar os limites do próprio território diariamente. Portanto, com espaço suficiente, ele mesmo se encarrega de correr. Ou seja, um jardim ou um quintal amplo são as melhores opções para eles.
A pelagem do Komondor é sempre em tons esbranquiçados, permitindo que o cão se misture com as ovelhas enquanto faz o papel de guarda. Além de fornecer uma barreira de contra ataques, a pelagem isola o frio. Os filhotes costumam crescer em meio aos rebanhos que irão futuramente proteger, o que auxilia no estabelecimento de um forte vínculo entre eles.