Tudo sobre o seu:

Korat

O Korat é mais um felino de pelagem azul, entretanto, há uma particularidade que o difere de outras raças acinzentadas: as suas extremidades, como o rabo, possuem um brilho cintilante e são mais escuras. Seus olhos são grandes, luminosos e verdes, dando a impressão de estar sempre alerta. O Korat foi descoberto na província de Korat, na Tailândia. O registro mais antigo desse gatinho aparece no livro “The Cat-Book of Poems” de 1350. Este livro que atualmente está localizado na Biblioteca Nacional de Bangcoccita, cita dezessete gatos que dão "boa sorte" na Tailândia, incluindo o Korat, o Siamês e o Havana. Ao contrário dos Siameses, que pertenciam à realeza na Tailândia, os Korats eram gatos de pessoas comuns e altamente valorizados por serem um amuleto de sorte. De qualquer forma, o Korat pode ser considerado uma das raças de gatos domésticos mais antigas que existem, porém, não há nada de primitivo nesse bichano, eles são muito carinhosos e necessitam de atenção de seus pais humanos.

Características do seu Korat

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Korat

Tamanho

A altura varia de
20 a 25 cm

Peso

O peso varia de
2 a 4 kg
Pelagem
O Korat tem uma cor única azul com extremidades prateadas, o que lhe confere um brilho cintilante. A cor parece absorver a luz, dando um efeito “matte”. É uma pelagem curta, sendo que as raízes são mais claras, aumentando a tonalidade para um azul mais profundo até atingir as pontas, que são prateadas. A cor prata é mais prevalente no focinho e nos dedos dos pés. Só há uma cor aceita: o azul-prateado puro, sem branco ou manchas. Por ter um pelo fino e curto, a escovação é recomendada apenas uma vez por semana.
O Korat é bastante saudável e só há uma doença genética a qual esse gatinho é predisposto, chamada Gangliosidose. A patologia é hereditária e é caracterizada pela ausência de uma enzima que contribui para o metabolismo de certos lipídios, presente em neurônios do sistema nervoso central. A ausência dessa enzima faz com que haja um acúmulo de gordura dentro dos neurônios, gerando sinais clínicos como andar incoordenado, fraqueza, tremores, convulsões, paralisia, entre outras alterações neurológicas. Hoje, há um teste disponível que pode checar se o gatinho possui Gangliosidose. Se você pretende ter um Korat, é muito importante levá-lo ao médico veterinário para verificar se está tudo bem com ele.
O Korat não é tão vocal quanto seu parente Siamês - eles possuem outras maneiras de transparecer seus desejos. Na hora de comer, esse gatinho se esfrega no seu tornozelo, sobe no ombro ou até lhe dê uma mordida de amor na canela se você não se apressar com a comida. São considerados sociais, brincalhões e cheios de vida, mas não são de ficar saltando de um lado para o outro. Os Korats anseiam por atenção de seus pais humanos e usarão sua inteligência para obter um colo, um abraço e até mesmo conquistar seu coração.
O Korat possui a audição, visão e olfato super apurados. Eles formam laços fortes com seus pais humanos e respondem calorosamente ao carinho. São gatos muito ativos brincando e bastante inteligentes. Como o Siamês, os Korats são buscadores profissionais de brinquedos e pedaços de papel amassado. Porém, seu jogo favorito é aquele em que seu humano participa.
O tempo de vida estimado do Korat é cerca de 15 anos, entretanto, é de conhecimento que alguns exemplares já chegaram na faixa dos 20 anos.
O Korat não exige muitos cuidados especiais, mas saber de suas necessidades e particularidades individuais é essencial. São gatos que não lidam tão bem como agitação e barulho, preferindo um local mais tranquilo, e não são tão sociáveis com quem não conhecem. Por isso, sempre faça a introdução adequada a alguém novo na família. Sua pelagem é curta, exigindo apenas uma escovação semanal. Apesar de ser um gato tranquilo, é necessário estimular seu cérebro com brinquedos e atividades para que gastem energia e faça-o sair do tédio. Um enriquecimento ambiental também é fundamental, ofereça lugares altos e arranhadores para ele poder expressar seu comportamento natural de arranhar e escalar. Além disso, cuidados básicos como escovação de seus dentes, alimentação adequada e consultas periódicas ao médico veterinário são necessários para manter seu bem-estar.
O Korat é possivelmente o gato que mais se assemelha à sua aparência original - mais do que qualquer outra raça. Comparando as primeiras fotos de um Korat com fotos atuais, encontramos pouca ou nenhuma diferença. Na Tailândia, é comum o Korat ser dado como presente para recém-casados, como uma forma de trazer prosperidade, fertilidade e boas energias ao novo casal. Outra tradição tailandesa, é que esse gato nunca deve ser comprado e para quem deseja adquirir um, deve ser recebido como presente. Uma lenda tailandesa associa o Korat com cerimônias para trazer chuvas a cultivos de arroz. Uma história conta como os Korats percorriam pelas aldeias do nordeste da Tailândia, para garantir que houvesse chuva aos arrozais.