Tudo sobre o seu:

Labrador Retriever

Criado no século XIX no Canadá, o retriever do labrador (ou labrador retriever) é um dos cachorros mais populares do mundo. Sempre muito amável, amistoso e obediente, ele se destaca hoje em dia como um excelente cachorro da família, mas décadas atrás, era bastante utilizado como “cão de pesca”.

Características do seu Labrador Retriever

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Labrador Retriever

Tamanho

A altura varia de
54 a 57 cm

Peso

O peso varia de
25 a 34 kg
Pelagem
O labrador possui uma pelagem curta, mas bem volumosa. As quedas de pelo podem acontecer especialmente durante os climas mais quentes. Embora o labrador dourado seja o mais comum de todos, existem também (e são aceitas) as variações no preto e chocolate. Manchas são indesejadas.
O retriever do labrador costuma ser um cachorro saudável, porém problemas genéticos são comuns na raça. A displasia coxofemoral (quando a articulação formada pelo fêmur e o osso coxal (da “bacia”) e a displasia de cotovelo são frequentes. As condições geram dores, problemas de locomoção e desconforto para o pet. Animais portadores de displasia não devem ser procriados e criadores sérios não mantêm em seus canis cachorros com tais condições. A atrofia progressiva da retina e catarata também podem surgir com o tempo. Consulte um médico veterinário caso perceba mudanças no comportamento de seu pet - é normal que animais com dificuldade para enxergar mudem drasticamente a forma como interagem com a família e como passam por “obstáculos” como móveis que sempre estiveram no mesmo lugar, por exemplo. Otites podem ser frequentes por suas orelhas caída. Fique de olho se seu labrador coça muitos as orelhas, chacoalha a cabeça e/ ou fica com ela pensa para um lado com mais frequência. A raça possui uma enorme tendência ao sobrepeso. Controle o seu peso!
O labrador costuma ser um grande amigo de todos. Embora possam existir divergências quanto ao temperamento de alguns exemplares, o esperado é que eles sejam bem receptivos inclusive com aqueles que não conhecem. Sempre prontos para uma brincadeira, os labradores amam interagir com pessoas. Eles também se dão muito bem com outros animais quando devidamente socializados desde filhotes. Brincadeiras na água costumam ser suas favoritas - já que isso os remete às funções iniciais da raça.
Os labradores são reconhecidos por sua inteligência. Obedientes e sempre prontos para agradar seus pais humanos, eles costumam aprender com rapidez e facilidade. Muitos deles gostam de mostrar que compreenderam corretamente um comando novo, repetindo o “truque” sempre que a palavra é ouvida. Labradores costumam ser muito leais e, por isso, obedecem com facilidade. Seu jeito brincalhão pode fazer com que se meta em confusões de vez em quando, por isso é preciso ficar sempre atento ao que seu pet está fazendo. A raça costuma ser muito usada como cão guia, auxiliando pessoas com necessidades especiais diariamente. A escolha se deve ao fato de serem dóceis e altamente treináveis.
A expectativa de vida de um cachorro labrador está entre 10 e 14 anos.
As orelhas do labrador precisam de um cuidado especial, pois possuem muita tendência à otite. O sobrepeso e a obesidade são comuns à raça e devem ser evitados. Oferecer a quantidade de alimento indicada pelo seu médico veterinário de confiança e estimular seu pet a fazer atividades físicas diariamente são fundamentais para manter sua saúde. O labrador costuma ser “pidão” em relação a comida. Não ceda, já que este hábito pode ser um problema a médio prazo. Se o seu labrador possui tendência a ter displasia, evite que ele ande em pisos muito escorregadios e converse com um profissional para saber se é a hora de entrar com suplementos ou medicamentos específicos para este problema.
O labrador foi extremamente popular no Brasil há algumas décadas, mas perdeu espaço para outras raças nos últimos anos. Ainda assim, é bastante conhecido não somente por aqui, mas em vários países. Antigamente, o labrador ajuda pescadores a puxar as redes de pesca e, comumente, entrava na água para isso. A raça é conhecida como uma das que mais adora nadar, se destacando como ótima nadadora. Atualmente, os labradores são muito usados como cães guia e farejadores de drogas.
Videos
Conheça mais sobre seu Labrador Retriever