Tudo sobre o seu:

Lagotto Romagnolo

O nome da raça significa “cachorro do lago de Romagna (ITA)” e dá boas pistas sobre a origem do animal, que há tempos foi criado para ajudar a caçar aves aquáticas nas regiões pantanosas da cidade italiana. Com a escassez de pântanos na terra natal eles passaram a ser treinados para caçar trufas - um cogumelo que se desenvolve debaixo da terra, a uma profundidade de 4 a 40 centímetros - devido ao seu olfato bastante apurado. Tem um temperamento bastante dócil, boa saúde e pode chegar a quase 50 cm de altura, pesando cerca de 15 kg (as fêmeas geralmente são menores).

Características do seu Lagotto Romagnolo

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Lagotto Romagnolo

Tamanho

A altura varia de
41 a 48 cm

Peso

O peso varia de
11 a 16 kg
Pelagem
O encaracolado cachorro tem pelagem resistente à água e com fios que não se soltam tão facilmente. Os pelos podem crescer espessos ao redor dos olhos e orelhas criando problemas para o cachorro, como dificuldade para enxergar e infecções na região dos ouvidos. É precisa manter a atenção em relação à necessidade de aparar os pelos em excesso, manter a escovação em dia, assim como os banhos regulares. O Lagotto Romagnolo tem as cores creme, marrom, laranja ou dourada que podem ser sólidas manchadas.
Tem uma saúde de ferro e se nada de anormal acontecer, as visitas ao médico veterinário serão sempre rápidas, isso claro, se ele mantiver a rotina diária de exercícios - uma boa caminhada por dia, é o mínimo. Alguns problemas de saúde enfrentados por Lagotto Romagnolos podem incluir displasia da anca e cotovelo, epilepsia juvenil e distrofia neuroaxonal.
O Lagotto Romagnolo é amoroso, ativo e de fácil trato. Fica feliz quando é incentivado a participar de atividades físicas e brincadeiras e amam agradar seus pais. É bastante curioso e vai usar o seu inquieto nariz para fazer novas descobertas. Também costuma ser dedicado à família e isso inclui as crianças e outros pets. Precisa estar na companhia de humanos e não tolera ficar sozinho por longos períodos.
O treinamento deve começar cedo para garantir que ele se torne um cão bem comportado, principalmente com novas pessoas e outros pets que possa encontrar ou conviver. Pais de primeira viagem devem encontrar dificuldades para socializar o genioso cachorrinho. O Lagotto Romagnolo precisa de treinamento constante e gosta de ser recompensado, além disso, precisa ser ensinado sobre o uso adequado dos latidos para não usar o recurso sonoro a todo tempo.
O cão caçador vive, em média, entre 14 e 17 anos..
A saúde bucal merece atenção especial para prevenir doenças, escove os dentes do bichinho com regularidade e acostume-o desde filhote para não ter problemas posteriormente. Ouvidos e patas devem ser checados com frequência para verificar a presença de parasitas ou infecções, a medida é necessária por conta da pelagem do animal, que pode servir como excelente moradia a esses indesejáveis hóspedes.
Os cientistas estudaram os genes de Lagotto Romagnolos para entender melhor a epilepsia juvenil e aplicaram essa pesquisa genética ao estudo da epilepsia em crianças humanas.