Banner Multiplus
Tudo sobre o seu:

Mastim Napolitano

O mastim napolitano é considerado um dos cães mais antigos do mundo. Criado na Itália no ano 100a.c., ele era muito utilizado como cachorro de guarda e de briga. Enorme, ele pode atingir até 80cm de altura e pesar cerca de 70Kg. Sua pele enrugada e em excesso tem um próposito: fazer com que tivessem vantagens durante as brigas, uma vez que os adversários só tinham acesso à pele, ficando longe de órgãos e os machucando em menor intensidade. Essa vantagem nas lutas fazia, frequentemente, com que se destacassem muito nos duelos e impressionassem a todos desta forma. Fortes que são, era comum que alguns mastins fossem também usados para puxar cargas e carroças carregadas de objetos.

Características do seu Mastim Napolitano

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Mastim Napolitano

Tamanho

A altura varia de
65 a 75 cm

Peso

O peso varia de
50 a 70 kg
Pelagem
A variação de pelagem azul é a mais comum, mas também podemos citar os tigrados, os fulvos, pretos, cinzas e cremes. De pelos curtos, o mastim requer poucos cuidados neste sentido. Uma breve escovação com uma luva para pets semanalmente já é suficiente.
Suas rugas merecem muita atenção: uma vez que os mastins napolitanos possuem várias dobras pelo corpo, o ideal é sempre inspecioná-las, mantê-las bem secas e limpas. Produtos específicos para pets são ideais para esta região, que pode atrair fungos e desenvolver tipos de dermatites variadas. Por ser um cão de porte gigante, ele tem uma grande tendência à displasia coxofemoral (espécie de encaixe errado da articulação do quadril que causa dor, desconforto e problemas de locomoção - algo muito problemático para um cachorro tão grande). A deficiência de cálcio pode ser uma realidade para exemplares da raça. Consulte um médico veterinário a respeito disso quando seu mastim ainda for um filhote. O excesso ou a falta do mineral podem gerar distúrbios irreversíveis principalmente durante a sua fase de crescimento.
Dentro de casa, o mastim napolitano costuma se portar muito bem e se mostrar um cão calmo, se destacando como uma ótima companhia ads seus pais humanos. Afetuoso e sensível no ambiente familiar, ele é corajoso e não hesita em agir quando percebe que algo ameaça seu lar. Embora goste de ter o seu espaço e ser respeitado, o mastim napolitano se dá bem com crianças, idosos e outros animais se for socializado adequadamente. Suas brincadeiras não costumam ser muito brutas, mas seu tamanho pode ser um risco especialmente para animais muito menores e crianças bem jovens. Fique atento às interações entre eles.
O mastim napolitano é um cachorro bastante obediente, mas costuma agir por conta própria quando nota algum perigo iminente. Ele não é muito difícil de ser adestrado e não deve ser incentivado a ser agressivo. Palavras doces e apoios como incentivo são uma ótima opção para este grandalhão. Tratá-lo com carinho na hora de ensinar os comandos faz com que o vínculo entre vocês se fortaleça e auxilia em respostas melhores e mais rápidas da parte do cão. Vale lembrar que, com todo seu tamanho, caso ele não queira realizar um comando, fica difícil "forçá-lo" a isso. Imagine só o trabalho que não dá tentar colocar um pet desses sentado ou deitado quando ele não quer realizar tais movimentos. Por isso, o ideal é ganhar sua confiança e fazer de tudo para que ele lhe obedeça sozinho, por se sentir bem fazendo aquilo e respondendo bem ao seu tutor.
Um cachorro da raça mastim napolitano vive, em média, 10 anos.
Assim como a maioria dos mastins, o napolitano também baba em excesso. Isso pode fazer com que ele fique com mau cheiro na pele e na boca, aumentando as chances de acúmulo de placa bacteriana (tártaro). O excesso de saliva também pode fazer com que ele tenha problemas de pele com mais frequência. Fique de olho nessas questões! Mesmo sendo muito grandes, eles não gostam de passeios longos, mas precisam de atividades moderadas diariamente. Filhotes precisam ser exercitados de maneira adequada para que se desenvolvam corretamente e desenvolvam uma boa musculatura - algo que poderá auxiliá-los muito no futuro.
Mesmo tendo sido um cão de briga, o mastim napolitano costuma ser um pet bem dócil e tranquilo. Sua aparência, porém, pode assustar os que não conhecem sobre a raça. Em alguns países, o mastim napolitano tem suas orelhas cortadas. No Brasil, a prática é proibida.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet