Tudo sobre o seu:

Mastim Tibetano

O grandalhão (conhecido em outros países como Do Khyi), que originalmente foi desenvolvido para ser um cão de guarda tanto de propriedades quanto de gato, pode passar dos 70 kg e já foi também um tradicional guardião dos monastérios do Tibet. Ao longo do tempo, se transformou em um excelente companheiro familiar e passou a viver mais tempo dentro de casa. Alguns especialistas consideram que a raça seja o antepassado mais antigo de todas as raças grandes de montanha e raças Mastiff.

Características do seu Mastim Tibetano

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Mastim Tibetano

Tamanho

A altura varia de
61 a 66 cm

Peso

O peso varia de
38 a 63 kg
Pelagem
O Mastiff Tibetano tem pelagem dupla formada por pelos longos e grossos e subpelo pesado, macio e lanoso. Curioso é que o subpelo se torna mais fino nos meses mais quentes. O “casaco” nunca fica encaracolado, ondulado ou sedoso. Uma juba pesada sobre os ombros impõe respeito mesmo para quem a vê de longe. As cores podem ser preta, marrom, dourada e azul, com ou sem marcas de bronzeado acima e ao redor dos olhos. Os pelos não são de cair em demasia, mas é bom fazer escovações pelo menos duas vezes por semana para retirar o excesso.
Cães desta raça precisam de atenção em relação às doenças comuns aos cachorros de porte grande e pesados. Mantenha os exames em dia para prevenir casos de hipotiroidismo, displasia coxofemoral e panosteíte (doença ortopédica).
Amoroso, paciente e gentil são alguns dos adjetivos que cabem bem ao grandalhão, que também é um bom protetor da família e um pet bastante leal. Geralmente se mostra um cachorro calmo, mas que se deixado do lado de fora durante à noite pode passar a latir para “reclamar”. A relação com as crianças merece cuidado, principalmente com aquelas fora do seu convívio, pois os gritos das brincadeiras podem soar para ele como ameaças ou agressões e ativar o seu instinto mais protetor. Ele vai bem e até prefere a companhia de outro cão (de preferência do mesmo porte), mas com outros pets pode se mostrar intolerante.
Independente, o Mastiff Tibetano irá seguir suas próprias escolhas e não seguirá muito suas orientações. Ele até pode adorar sua companhia, ser bastante grudado, mas isso não implicará necessariamente em obediência e vontade de agradar. Devido sua boa dose de teimosia, costuma não ser requisitado para provas de agilidade ou obediência. Uma socialização dedicada ajuda a suavizar a teimosia e aproveitar melhor a grande inteligência que o peludão tem.
O cachorro guardião vive, em média, entre 10 e 14 anos.
O casaco pesado e volumoso faz com que o animal não fique à vontade em climas muito quentes e úmidos. Quando a temperatura subir, cuide para que ele tenha sempre sombra e água fresca para suportar o calor.
Arquivos históricos - das menções de Aristóteles até famosos escritos de Marco Polo - enfatizam a força natural e a grandiosidade do Mastiff Tibetano, tanto psicologicamente quanto mentalmente.