Tudo sobre o seu:

Mudi

De origem húngara, o Mudi é um cachorro altamente inteligente e capaz de aprender as mais diferentes atividades, com destaque para os desafios de agilidade, obediência e pastoreio - para qual foi desenvolvido e, inclusive, chegava a ajudar os pastores a tomar conta de até 500 ovelhas. Além de ser bom de “serviço”, o esperto cãozinho é recomendado para a vida em família, pois é um cachorro dócil, dedicado e brincalhão.

Características do seu Mudi

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Mudi

Tamanho

A altura varia de
38 a 47 cm

Peso

O peso varia de
8 a 13 kg
Pelagem
Os pelos do pet têm comprimento médio e ondulado, mas no rosto e nas pernas, são mais curtos. Como a pelagem repele a sujeira, a manutenção acaba sendo facilitada e exige pouca limpeza. As cores podem ser marrom, preta, castanho, branco, cinza ou uma mescla de preto e cinza. Os pelos geralmente caem uma vez ao ano e depois costumam derramar pouco.
O Mudi é um cachorro saudável, já que é adepto de uma vida repleta de atividades. A condição genética do animal pede que sejam tomados alguns cuidados com a saúde, como catarata, epilepsia, luxação de patela e displasia coxofemoral.
Este peludinho é amoroso, entusiasmado e feliz, principalmente quando é incentivado a realizar atividades físicas e mentais. É um pet que não lida bem com a solidão e precisa passar o seu tempo ao lado de um humano ou de outro pet, deixá-lo sozinho por longos períodos poderá incentivar comportamentos indesejados, como latir, roer e cavar. Mesmo preferindo se manter na ativa, ele também gosta de tirar alguns dias de folga para relaxar e ficar bem descontraído.
Com uma inteligência privilegiada, o Mudi pode se sair bem na maioria dos desafios que lhe forem propostos. Mas nem pense em ensinar utilizando-se de punições, será apenas tempo perdido, o bichinho aprende com treinamentos baseados no reforço positivo e impressiona pelo quanto pode ser obediente. Ele tende a estreitar a relação com um dos membros da família, a quem ficará feliz em satisfazer todas as vontades.
O multitalentoso cachorrinho vive, em média, entre 12 e 14 anos.
A maioria dos cães dessa raça adora nadar, seja na piscina, rio ou no mar. E, mesmo sendo bom nadador, tome cuidado para que o peludinho não se empolgue e entre na água quando não puder. Uma vez lá dentro, será bem difícil demovê-lo da ideia.
O Mudi tem muitas semelhanças com o Pumi e Puli, duas raças também húngaras. A raça ainda é bastante rara, sendo mais vista em seu país de origem e na Finlândia.