Tudo sobre o seu:

Munchkin

Conhecido como “gato anão”, o Munchkin é um gato de pernas curtas - a perna dessa raça costuma ter metade do tamanho esperado em um gato comum - e eles têm as costas geralmente um pouco mais longas. Ele é frequentemente comparado com a raça de cães dachshund. É muito comum vê-los andando com as pernas dianteiras recolhidas, já que as patas traseiras costumam ser um pouco maiores. Além de sua aparência exótica, os gatos da raça Munchkin são muito amáveis, doces e inteligentes, que gostam de demonstrar seu afeto.

Características do seu Munchkin

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
De forma geral, o Munchkin apresenta uma pelagem média, felpuda e sedosa. Os pelos podem apresentar todas as cores. Existe também uma variedade de Munchkin que tem pelos compridos, chamada de Munchkin Longhair.
Por conta de suas pernas curtas, os Munchkins não podem correr, saltar, pular e nem realizar outras atividades muito comuns para os gatos que não têm essa mutação genética. Além disso, as patas curtas também acarretam em outro problema de saúde específico dos gatos da raça Munchkin: desvios na coluna vertebral. Por causa do tamanho das patas, os músculos da coluna se tornam muito curtos e isso faz com que a coluna do gatinho fique curvada para dentro, causando diversas dores e desconforto. Osteoartrite é outro problema que pode aparecer nos Munchkins devido às suas pernas curtas, já que a formação óssea dessa raça não está preparada para lidar com o peso do corpo. Tirando os problemas específicos que possuem ligação com o tamanho das suas patas, os gatos da raça Munchkin não têm predisposição a outros problemas de saúde.
Os gatos da raça Munchkin são descritos como animais bastante dóceis e tranquilos, afetuosos e que gostam de ficar perto de seus donos. Seu temperamento é tido como extrovertido e amável, são muito brincalhões e se dão bem com outros animais.
Os Munchkins são de forma geral gatos muito tranquilos e amáveis. No entanto, por serem animais bastante curiosos, inteligentes e brincalhões, precisam de atenção extra. Isso porque vão querer fazer as coisas que os outros ‘gatos curiosos também gostam de fazer: explorar a casa, descobrir todo o ambiente, saber tudo sobre o espaço onde estão. E isso inclui tentar subir em móveis altos. Eles são inteligentes o suficiente para descobrir como subir nos móveis apesar de suas pernas curtas. Mas a descida é um pouco mais difícil, já que eles não conseguem saltar, apesar do seus instintos. Por isso, é bom ficar de olho nesses espertinhos que querem se aventurar como um gato de pernas “longas”. Se você tiver mais de um gato na casa, ele provavelmente vai querer imitá-los e pode acabar se machucando por causa do seu instituto aventureiro e curioso. Além disso, Munchkins costumam ser bastante obedientes e companheiros. São animais carinhosos, que gostam de passar tempo com seus tutores.
A expectativa de vida dos gatos da raça Munchkin é entre 10 e 15 anos.
Por causa de suas patas curtas, os Munchkins não conseguem correr, saltar ou pular como outros felinos domésticos. Por isso, é preciso prestar atenção em lugares altos em casa, para ter certeza que ele não vai entrar onde não conseguirá sair depois. Além disso, por não conseguirem correr, se você tiver mais gatos em casa, certifique-se que eles se adaptaram bem ao Munchkin e que não há chances de acontecerem brigas. Isso porque o gatinho de pernas curtas estará em desvantagem e pode se machucar gravemente. Ofereça rotas de fuga e esconderijos baixos para ele.
Apesar de registros de gatos de patas curtas aparecerem desde 1944, a raça “oficial” se originou de uma mutação em uma ninhada em 1983, em Louisiana. O principal órgão para registro de gatos na Grã-Bretanha se recusa a reconhecer a raça. A justificativa é de que esses gatos são criados para serem fofos, sem levar em consideração os seus problemas de saúde e que isso não é certo com os felinos.