Tudo sobre o seu:

Ocicat

O Ocicat é a única raça doméstica criada seletivamente para imitar os gatos selvagens. À primeira vista, você pode achar que são gatos selvagens, até porque sua pelagem é bastante semelhante a dos felinos grandes, como Leopardos e Jaguatiricas, mas de selvagem esse gatinho não tem nada! O Ocicat é uma raça magnífica com manchas escuras por todo o corpo e muito carinhoso com seus pais humanos. É considerado uma raça recente, desenvolvida em 1964, nos Estados Unidos, por uma criadora dedicada a ter um gato Siamês com listras e características temperamentais do Abissínio. Para isso, cruzou-se uma fêmea mistura de Siamês com Abissínio com um macho Siamês chocolate. O resultado dessa cruza não foi pra frente e, mais tarde, pessoas interessadas nas características desse filhote passaram a cruzar gatos das raças Mau Egipcio, Oriental, Siamês e American Shorthair para gerar o Ocicat que conhecemos. Reconhecidos em 1966 pela CFA, foram necessários mais 20 anos para que o Ocicat pudesse ser aprimorado e participasse de campeonatos em 1987. Hoje, esses gatinhos participam de muitos concursos mundo afora, mas não são tão comuns no Brasil.

Características do seu Ocicat

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Ocicat

Tamanho

A altura varia de
29 a 31 cm

Peso

O peso varia de
4 a 7 kg
Pelagem
A pelagem do Ocicat é única e admirável. Possui textura macia, suave e um brilho lustroso. É considerada uma pelagem curta, fina e lisa. As cores reconhecidas são castanho, chocolate, lilás, azul, canela e camurça. As marcas são mais escuras na face, nas patas e cauda do que no corpo em si. Por ter pelo curto, é recomendado escovação apenas uma vez por semana.
O Ocicat é uma mistura de várias raças e, por isso, é predisposto a algumas doenças. Entre elas, está a Atrofia Progressiva da Retina, Amiloidose e a Cardiomiopatia Dilatada. A Atrofia Progressiva da Retina é um grupo de distúrbios genéticos que levam à degeneração da retina, comprometendo a visão do gato e podendo levar até a cegueira. Já a Amiloidose, possui caráter hereditário e é caracterizada pelo depósito de uma enzima nos órgãos do corpo, gerando perda de funções. A Cardiomiopatia Dilatada é uma doença cardíaca que gera aumento da espessura do músculo do coração, causando perda da capacidade de contrair e bombear o sangue como deveria, o que gera consequências para todo o organismo. Essas doenças podem ser detectadas por um teste de DNA e os Ocicats positivos devem ser tirados de reprodução e serem castrados.
Por mais que sua aparência seja de um gato selvagem, o temperamento do Ocicat é totalmente ao contrário. São gatos afetuosos, curiosos, brincalhões, adaptáveis e são bastante fiéis ao seus pais humanos. Esse felino tende a escolher uma pessoa da família para amar incondicionalmente, mas no geral, se dá bem com todo mundo e com outros pets. Inclusive, alguns criadores relatam que é recomendado que o Ocicat tenha companhia de outros pets dentro de casa para distraí-lo caso for deixado sozinho por um longo período de tempo. É considerado uma raça bastante ativa e requer um espaço adequado para poderem brincar e se divertirem. Como seu ancestral Siamês, o Ocicat tende a ser vocal, mas não de forma exagerada, pois eles irão falar apenas se estiverem muito empolgados e desejarem algo de você.
Altamente inteligentes, ativos e sociais, os Ocicats aprendem rapidamente truques e comandos, inclusive seu truque preferido é implorar por comida. Estimule esse gatinho com brincadeiras de caça e ofereça lugares altos para ele saltar, pois são bastante energéticos e podem ficar entediados facilmente. Como dito, o Ocicat é uma raça vocal e sintonizado no seu tom de voz. Repreensões verbais severas ou em um tom que esse gatinho não esteja acostumado, pode prejudicar o vínculo que possui com seus pais humanos e afetar seus sentimentos, levando à perda de confiança. Por isso, nunca levante a voz para um Ocicat, ele pode ficar verdadeiramente magoado.
O tempo de vida de um Ocicat varia entre 15 a 18 anos. Lembrando que é muito importante que os gatinhos mantenham-se dentro de casa para atingir essa expectativa de vida.
O Ocicat pode ser um verdadeiro pidão por comida, por isso é necessário manter a dieta desse gatinho em dia e resistir na oferta exacerbada de comida, pois eles podem ficar acima do peso facilmente. No geral, essa raça não exige cuidados específicos. Apenas escovar seus pelos semanalmente, ter cuidados com a higiene oral, ofertar um ambiente rico de brincadeiras e atividades, estar em dia com as vacinas e vermifugação e levá-lo ao médico veterinário para consultas de rotina é essencial para mantê-lo saudável e feliz.
A origem do nome Ocicat vem de Ocelot, que significa Jaguatirica em inglês. Embora esses gatinhos sejam surpreendentemente semelhantes aos gatos selvagens, eles não compartilham nenhum gene. Não se deixe enganar pela a estatura longa e elegante do Ocicat, pois você pode se surpreender com o quão pesados são, podendo chegar até 7Kg.