Tudo sobre o seu:

Old English Sheepdog

O pastor dos pastores. O sheepdog ou old english sheepdog, como é o seu nome completo, é um cão tipicamente criado para o pastoreio de ovelhas (como seu nome já diz), mas por seu jeito obediente, brincalhão e atencioso, em muitos países ele deixou seu ofício original de lado para se tornar um ótimo cachorro de companhia.

Características do seu Old English Sheepdog

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Old English Sheepdog

Tamanho

A altura varia de
56 a 62 cm

Peso

O peso varia de
27 a 45 kg
Pelagem
Com pelos extremamente compridos e grossos, o sheepdog chama a atenção por qualquer lugar em que passa. Sua pelagem possui tons azuis ou cinzas sobre uma marcação branca. O mais comum é que seu dorso e orelha sejam mais escuros do que o restante do corpo, mas variações do tipo “pirata” também são bem aceitas pelos amantes da raça. Quando filhotes, eles costumam ser mais escuros do que os adultos. No Brasil, é frequente que os pais humanos do english old sheepdog tosem seus filhos. Isso, porém, deve ser feito com o auxílio de uma tesoura e por um profissional qualificado. O uso de máquina de tosa é contraindicado.
Os sheepdogs são mais sensíveis aos produtos feitos de avermectinas/ ivermectina, por isso, jamais medique seu animal por conta própria, ou poderá colocar sua vida em risco. Os casos de intoxicação deste tipo são frequentes e podem resultar em óbito. Assim como a maioria dos cães de grande porte, o old english sheepdog pode ter displasias de cotovelo e coxofemoral, “encaixe errado” das articulações do cotovelo e quadril, causando dor, desconforto e problemas de locomoção no pet. A torção gástrica também pode ocorrer quando o animal se exercita depois de comer ou beber bastante água. Não permita que seu peludo faça atividades após as refeições. Otites e problemas nos olhos, como catarata e descolamento da retina, são ocasionalmente relatados em exemplares da raça.
O sheepdog costuma ser um cachorro bastante gentil e brincalhão com aqueles que conhece. É comum que gostem de ficar bem perto da família, mesmo que seja para ficar apenas no sofá. É esperado que eles sejam sociáveis com outros pets e também com as visitas, em geral. Quando filhotes, podem ser mais atrapalhados/ estabanados e até um pouco arteiros, algo que melhora com a fase adulta.
Inteligente e super obediente, o sheepdog precisa de uma educação com reforço positivo, atenção, paciência e muito carinho. Ele adora mostrar aos seus pais humanos que está entendendo o que estão lhe pedindo, mas não gosta quando o treinamento é entediante e sem propósito, demonstrando desinteresse nesse caso. Os sheepdogs raramente são dominadores e costumam precisar de poucas repetições para entenderem como devem se comportar.
A expectativa de vida do old english sheepdog é de, aproximadamente, 11 anos.
O sheepdog precisa de bastante cuidado com os pelos, pois a ocorrência de nós pode ser frequente e além de causar dor e incômodo, o deixa mais predisposto aos problemas de pele. Escovações diárias são indicadas para manter a pelagem bonita e tirar os pelos mortos, que podem ficar espalhados pela casa quando não é feita a manutenção adequada. Como dito anteriormente, a raça é mais sensível a medicamentos que contém ivermectina, por isso o pet não deve ser medicado sem o aval de um médico veterinário.
A famosa “Priscila”, da TV Colosso, sucesso absoluto nos anos 90, era uma old english sheepdog. Simpática e amiga de todos, ela demonstrava bem como é o temperamento da raça. Em alguns países, eles são conhecidos como “bobtail”, por possuírem um rabo cortado bem curto, muitas vezes ficando imperceptível. No Brasil, o corte do rabo é proibido para esta ou qualquer outra raça de cão.