Tudo sobre o seu:

Oriental Shorthair

O Oriental Shorthair, conhecido também como Oriental ou Oriental de pelo curto, é um dos gatos mais elegantes que existem. Possui um rosto triangular, orelhas grandes, corpo alongado e uma cauda fina e comprida. O Oriental tem origem do Siamês, com a diferença das variações de cores, que são mais de 300, enquanto no Siamês, as cores são mais restritas. Ambos vieram da Tailândia e diversos documentos registram que o Oriental de pelo curto já existia durante a Idade Média. Porém, a raça só despertou o interesse dos criadores em 1950, na Grã-Bretanha. O Oriental que conhecemos hoje foi fruto de cruzamentos de Siameses com variações de cores distintas. Mais tarde, alguns exemplares do Oriental nasceram com o pelo longo e foi assim que surgiu o Javanês, também conhecido como Oriental Longhair. Porém, a maioria das associações não os distinguem como raças diferentes, apenas como variações de pelagem. Há várias questões técnicas que circundam a história desse gatinho, mas uma coisa é certa: eles são incrivelmente apegados à sua família humana e perfeitos para casas e apartamentos, sendo muito carinhosos e divertidos.

Características do seu Oriental Shorthair

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Oriental Shorthair

Tamanho

A altura varia de
25 a 30 cm

Peso

O peso varia de
4 a 7 kg
Pelagem
A pelagem do Oriental Shorthair é como o próprio nome já diz: curta, rente e fina. Há infinitas variedades de cores e padrões. O CFA (Cat Fanciers Association) reconhece que há mais de 300 combinações de cores. Essas variedades são encaixadas em cinco grupos: pelagem uniforme (pelos de apenas uma cor, sem listras ou manchas), pelagens casco de tartaruga e derivações, pelagens com a base do pelo descolorida (abrange os esfumaçados e prateados), pelagens tabby (aceita o tabby tigrado, tabby mosqueado e tabby marmorizado) e bicolores (as manchas coloridas são separadas pelo branco).
O Oriental, no geral, é bastante saudável. Porém, pode sofrer das mesmas doenças genéticas que afetam o Siamês, já que é seu parente próximo. A Cardiomiopatia Dilatada foi relatada em alguns exemplares da raça. O Siamês e o Oriental são predispostos também a problemas orais, como cálculo dental (“tártaro”) e gengivite, que podem desencadear futuramente a doença periodontal. Além disso, foi registrada uma prevalência de patologias na raça, como Atrofia Progressiva da Retina, Urolitíase e Mastocitoma. Por isso, é muito importante que o seu gatinho vá ao médico veterinário e faça exames de rotina para descobrir e tratar doenças precocemente.
A pelagem colorida do Oriental faz jus ao seu temperamento. São considerados verdadeiros artistas para brincadeiras, cheios de entusiasmo e energia, pensam que o mundo gira em torno deles - o que não é mentira, já que conseguem fazer com seus pais humanos sejam totalmente devotos. É uma raça bastante curiosa, com alguns hábitos noturnos, e não é recomendado que passe muito tempo sozinha, sendo aconselhável a presença de outros gatos para fazer companhia quando você não puder estar por perto. O Oriental Shorthair anseia por atenção e adora passar um tempo de qualidade com suas pessoas preferidas. Precisam diariamente de exercícios e brincadeiras para desenvolver o cérebro, pois facilmente podem ficar entediados. Ofereça muitos brinquedos a esses gatinhos, pois senão, eles não hesitarão em criar os próprios brinquedos, seja com suas bijuterias ou com aquele batom que você deixou jogado. Mas não pense que esses gatinhos não são companheiros, pois são e muito! Adoram um colo e irão ronronar de felicidade ao receber um carinho caloroso.
Curiosidade e inteligência definem o Oriental Shorthair. Como um cão, esse gato irá conhecer todos os seus horários e te esperar na porta. E se você chegar atrasado, irão mostrar claramente seu descontento. São conhecidos como gatos sapecas que irão abrir qualquer porta e gaveta para descobrir aventuras novas. Seja um papel amassado ou uma tampa de caneta, eles irão perseguir objetos como uma caça. Ofereça muito carinho e atenção ao Oriental e ele certamente irá retribuir gentilmente. Se são ignorados, tendem a ficar chateados. Dizem que o Oriental de pelo curto permanece brincalhão, ativo e esbeltos por muito tempo, não só quando filhotes.
O tempo de vida do Oriental Shorthair é de 15 anos, em média.
O Oriental Shorthair não exige muitos cuidados específicos. Por ser predisposto a doenças periodontais, é necessário a escovação de seus dentes pelo menos uma vez por semana sob orientação de um médico veterinário. A escovação de seu pelo também é necessária, apesar de seu pelo ser curto, escovações semanais ajudam a diminuir a formação de bolas de pelo em seu estômago e ainda auxiliam na higiene de seu manto. Outros cuidados básicos também são necessários para manter seu Oriental feliz e saudável, como visitas periódicas ao médico veterinário, alimentação de alta qualidade e vermifugação e vacinação em dia.
O Oriental Shorthair é considerado um gato quase hipoalergênico, pois de acordo com alguns criadores sintetiza pouco a proteína salivar que costuma causar alergias nos humanos.