Tudo sobre o seu:

Pastor Belga Laekenois

A origem do Pastor Belga Laekenois ainda é incerta, mas há registros de sua existência há mais de três mil anos, nas regiões da Mesopotâmia e Egito. Existem quatro tipos de Pastores Belgas: Groenendael, Malinois, Tervuren e o Laekenois, sendo esse o mais incomum. A raça foi desenvolvida em Bruxelas, na capital da Bélgica, e foi batizada em alusão ao castelo de Laeken, principal propriedade dos Reis do País. Esse cão é inteligente, alegre e amigável.

Características do seu Pastor Belga Laekenois

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem do Pastor Belga Laekenois é grossa, áspera e ondulada, de cor avermelhada, com pelos na região da cauda e do focinho um pouco mais escuros. Uma escovação por semana é o bastante para mantê-la limpa e saudável. Porém, a raça troca de pelagem duas vezes por ano, e nesses períodos é preciso redobrar a atenção para retirar os excessos. O banho é indicado apenas quando houver necessidade.
Os quatro tipos de Pastores Belgas são saudáveis, porém, os Laekenois são propensos a algumas doenças como epilepsia, catarata, hipotricose congênita, ceratite superficial, atrofia progressiva da retina e displasia coxofemoral (do quadril). Vale destacar que um cão da raça não terá todas ou nenhum desses problemas citados, mas sim que são predispostos e, por isso, devem frequentar um médico veterinário regularmente.
O Pastor Belga Laekenois é um cachorro ativo, alerta e com um senso de proteção e defesa invejável, sendo um ótimo cão de guarda da família. Graças ao instinto de pastoreio, ele pode não se dar tão bem com pessoas estranhas, por isso é preciso socializá-lo desde cedo para que não tenha comportamentos indesejados quando atingir a fase adulta.
Esses cachorros são extremamente inteligentes e adoram aprender coisas novas. Inclusive, alguns exemplares competem em esportes caninos como Agility e Obediência. Eles precisam de um treinamento firme, mas ao mesmo tempo ameno, pois não se dão tão bem com rigidez e severidade - assim como todos os cachorros.
Um Pastor Belga Laekenois vive, em média, entre 12 e 14 anos.
O principal cuidado que o Pastor Belga Laekenois exige é uma quantidade alta de exercícios físicos diariamente, para se manter equilibrado e saudável. Essa raça pode sofrer de ansiedade e outros problemas de saúde caso acumule muita energia.
A pelagem do Pastor Belga Laekenois foi desenvolvida principalmente para que ele enfrente as mudanças climáticas da Bélgica, seu País de origem. Por essa razão, a raça lida muito bem com temperaturas altas e baixas.