Tudo sobre o seu:

Pastor Belga Tervuren

Peludo e com uma “juba” bem característica, o pastor belga tervuren não é muito popular no Brasil, embora existam alguns criadores da raça no país. Criado no ano de 1890 na Bélgica, esse cachorro tipicamente pastor é parente muito próximo do pastor belga groenendael. Aliás, a genética dos dois é tão parecida que em alguns países, são registrados como tervuren filhotes de casais groenendael que não nascem totalmente pretos.

Características do seu Pastor Belga Tervuren

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
Com um pelo semi-longo e uma juba incrivelmente bonita, o pastor belga tervuren é encontrado no estilo “capa preta”, parecendo um pastor alemão peludo, cinza com branco e dourado com branco (sendo essas duas últimas variações bem mais raras do que a primeira). Eles podem perder bastante pelo especialmente nas épocas de calor, ficando com “tufos” presos em algumas partes do corpo. Escovações a cada dois dias são indicadas para retirar os pelos mortos e evitar a queda excessiva na casa.
Assim como a maioria dos pastores, o pastor tervuren pode ter displasia coxofemoral, uma condição normalmente genética que resulta no “encaixe errado” da articulação do quadril, algo que causa dor e problemas de locomoção no pet. Pisos escorregadios e ganho de peso podem colaborar para uma piora no quadro, portanto, é importante estar sempre atendo à saúde do pet. Alguns problemas de pele, como as dermatites, e doenças de ouvido, como as otites, também podem ser comuns em exemplares da raça. Consulte um médico veterinário sempre que notar algo de diferente no seu filho peludo.
O pastor belga tervuren costuma ser um cachorro extremamente devoto à sua família humana, deixando bem claro o quanto eles são importantes para ele e fazendo o possível para defendê-los. Quando devidamente socializado desde filhote, ele recebe bem as visitas e se dá bem inclusive com outras espécies.
Bastante obediente, o pastor belga tervuren se destaca por ser facilmente ensinado, algo que é considerado um dos maiores pontos positivos da raça. Bem inteligente, ele aprende rápido e gosta de agradar seus pais humanos mostrando interesse nos momentos em que interagem no adestramento. Oferecer recompensas e tratar o pet com muito carinho e paciência são essenciais para o sucesso e para que ele queira, a cada dia, ser ainda mais obediente e até “prestativo”.
O pastor belga tervuren vive, em média, 14 anos.
Em geral, o pastor belga tervuren precisa de cuidados com sua pelagem e articulações, mas como possuem uma boa saúde, fazendo consultas periódicas com um médico veterinário, ele dificilmente terá grandes problemas.
Os machos costumam ser mais escuros e mais peludos do que as fêmeas de pastor belga tervuren.