Tudo sobre o seu:

Pastor Bergamo

O pastor bergamasco, também conhecido simplesmente como bergamasco ou pastor bergamo, foi criado na Itália no ano 100 a.C. para pastorear animais grandes, como gados. Seu pelo difere da maioria dos pastores que conhecemos aqui no Brasil, sendo muitas vezes confundido por aqueles que não o conhecem com cães que sofrem maus tratos, sem cuidados básicos de higiene, algo que não condiz com a raça.

Características do seu Pastor Bergamo

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pastor Bergamo

Tamanho

A altura varia de
56 a 61 cm

Peso

O peso varia de
26 a 38 kg
Pelagem
Seu pelo encordoado forma verdadeiros “dreadlocks” em todo o seu corpo. Sua pelagem diferenciada forma longos emaranhados ondulados que chegam a pesar bastante, sem causar problemas para o pet. Ao toque, é possível sentir fios grossos e conjuntos, mas que apesar de parecerem, não chegam a ser nós. Em seu rosto, os pelos são mais finos e lisos, não criando a mesma aparência do restante. No dorso, ocorre um repartido natural que separa os pelos como se fossem cabelos sem a necessidade de serem penteados para que fiquem assim. O pastor bergamasco normalmente é encontrado em vários tons de cinza e manchas brancas devem ser minoria (não atingindo mais de 20% de seu corpo). Seu subpelo é espesso e oleoso, protegendo sua pele. Seus pelos, porém, podem esconder problemas na derme. Banhos mensais podem ser dados desde que o pet seja bem seco.
O pastor bergamasco é um cachorro bem resistente e com poucos problemas de saúde. Por ter uma pelagem diferente da convencional, é recomendado ter alguns cuidados a mais com sua pele, a mantendo longe de umidade, que os deixa predispostos a fungos e mau cheiro.
Extremamente leal aos seus humanos e também ao rebanho quando usado como pastor, este cachorro costuma ser dócil e gentil até mesmo com estranhos, mas não é por isso que deixa de estar sempre alerta e disposto a sinalizar quando nota algo de errado com aqueles que preza ou com sua casa.
O bergamasco é considerado um cachorro inteligente e obediente, que costuma aprender com facilidade. Por ser pastor, ele tende a querer entender rapidamente aos comandos que lhe são dados para corresponder ao que os humanos esperam dele.
A expectativa de vida de um cachorro da raça pastor bergamasco é de aproximadamente 14 anos.
Os pastores bergamascos não precisam de cuidados muito especiais, mas assim como qualquer outro pet, precisam de visitas anuais ao médico veterinário, vacinas e vermifugação em dia, alimentação de qualidade e muito carinho. Quando vivem em casa, precisam gastar energia com atividades físicas e mentais frequentes.
Sua pelagem exótica não é um acaso. Ela o protege muito bem das variações climáticas e além disso, os protegia de ataques de lobos e outros animais também, que acabavam tendo acesso aos pelos e não ao corpo do pet em uma briga. Os antepassados da raça não são conhecidos. Seu nome se dá pelo local em que surgiram os primeiros exemplares, em Bérgamo. Em alguns lugares do mundo, este cão é conhecido como cane da pastore bergamasco.