Tudo sobre o seu:

Pastor da Ásia Central

Apesar de não ser popular no Brasil, o Pastor da Ásia Central, também chamado de Ovtcharka da Ásia Central, é uma das raças mais antigas da história, inclusive, há registros desses cães por mais de 5.000 anos. A raça, que possui ligação com o Mastim Tibetano, era usada especialmente para o trabalho, incluindo o pastoreio, guardião de gado, cão de guarda, entre outros. Atualmente esses cães são conhecidos por serem ótimos e leais cães de família.

Características do seu Pastor da Ásia Central

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
De comprimento médio, a pelagem do Pastor da Ásia Central é reta, rústica e bastante densa, sendo nas cores branco, castanho, preto e tigrado (misturadas ou não). Ela só demanda de uma escovação por semana para mantê-la limpa e brilhosa. Vale dizer que a raça possui uma época específica no ano chamada “a tempestade de pelos”, que é quando ela solta bastante pelos. Nesses períodos, os cuidados devem ser dobrados.
O Pastor da Ásia Central é extremamente saudável e não possui propensão a nenhum tipo de doença hereditária. Alguns exemplares podem apresentar displasia do quadril ou cotovelo, que são problemas comuns em cães de grande porte. Ainda assim, é preciso levá-lo com regularidade ao médico veterinário, assim como todas as raças.
Resistente, corajoso e leal, o Pastor da Ásia Central é muito dedicado à família humana, mas pode ser desconfiado de pessoas desconhecidas graças ao seu territorialismo. Ele é descrito como orgulhoso, confiante e independente e protege os membros do lar como ninguém.
Como já deve ter notado, o Pastor da Ásia Central é inteligente, mas muito independente, o que pode dificultar o treinamento. Mas nada que um treinamento firme e consistente para quebrar a possível teimosia dele.
Um Pastor da Ásia Central vive, em média, entre 11 e 13 anos.
O Pastor da Ásia Central não é um cão enérgico, mas possui uma resistência invejável. Ainda assim, ele precisa de uma rotina agitada de exercícios físicos, assim como todos os cães. É preciso ter cuidado com essa questão, pois a raça é propensa à obesidade e retém energia muito facilmente, podendo ser transformada em comportamentos ansiosos e agressivos. Fora isso, o Pastor da Ásia Central precisa apenas de cuidados básicos, como aparar as unhas, orelhas limpas, saúde bucal em dia e consultas frequentes com um médico veterinário de confiança.
Se um predador se aproximar de seu território, o Pastor da Ásia Central dificilmente dará um passo atrás. O espírito corajoso e territorial da raça garantem que o seu ambiente sempre esteja livre e seguro de possíveis ameaças.