Tudo sobre o seu:

Pastor do Cáucaso

Independente, corajoso e autoconfiante. São características que fazem do Pastor do Cáucaso um cão vigilante, com forte impulso para comportamento de defesa. Seu porte e sua personalidade justificam esse papel de sentinela. Originário da Rússia, costumava proteger gados de ladrões e predadores de quatro patas. Extremamente autoconfiante, pode se mostrar dominador em relação a outros cães. Seu tamanho varia entre 62 e 70 centímetros, enquanto seu peso é de 40 a 85 quilos. Suas cores são: cinza-lobo com marcações que podem ser desde esbranquiçadas até ferrugem, vermelho, trigo, branco, pardo e tigre. Também pode ser multicolorido e com manchas definidas.

Características do seu Pastor do Cáucaso

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pastor do Cáucaso

Tamanho

A altura varia de
68 a 75 cm

Peso

O peso varia de
50 a 100 kg
Pelagem
Sua pelagem pode ser curta, média ou longa e, independente do tamanho, o protege das variações do clima. Sobre a escovação, o pelo longo requer um cuidado especial, especialmente em locais mais propícios a nós. Já a variedade de pelo curto não demanda tanta dedicação. Durante a muda, é fácil remover os pelos soltos na subpelagem com um pente grosso de metal.
O Pastor do Cáucaso é uma raça bem saudável, apesar de possuir uma tendência genética de apresentar displasia traseira, doença caracterizada pela incongruência e degeneração da articulação da bacia com a cabeça do fêmur. O diagnóstico pode ser feito por radiologia, que facilita a análise e o plano de tratamento.
Seu instinto defensor faz com que considere todos os membros da família como seus, respeitando e protegendo-os independentemente de qualquer acontecimento. Caso tenha crianças no lar, tome cuidado para não deixá-lo sozinho com elas e os amiguinhos, pois, se a brincadeira ficar mais pesada, certamente partirá em defesa daqueles com quem convive.
Os pais de um Pastor do Cáucaso devem ser fisicamente fortes e com muita personalidade, já que, por ser dominadora, a raça não aceita uma pessoa serena como chefe. Conjuntamente, não é aconselhável tratar o cão com severidade ou punições, por isso, o ideal é incentivar a obediência e a lealdade por meio de respeito mútuo.
Sua expectativa de vida varia entre 10 e 12 anos.
Uma casa com quintal amplo é o ambiente ideal para eles, que não se dão tão bem dentro de casa. A raça não tem uma alta necessidade de praticar exercícios e é preciso ter cautela com caminhadas fora de seu ambiente. Como o cão considera sua casa e as imediações seu território próprio, pode causar confusão com passeios. Portanto, o indicado é que o animal disponha de espaço abundante ao redor do lar, para que cuide por si só da tarefa de se movimentar.
O Pastor do Cáucaso é considerado um dos cães mais fortes do mundo. Sua primeira aparição ocorreu na década de 30, em uma exposição ocidental na Alemanha. Na América do Sul, a raça não é muito reconhecida, o que resulta em poucos criadores. A maioria deles são criados em Taiwan, pois lá a preferência é por cães grandes e peludos. Estudiosos acreditam que, atualmente, o Pastor do Cáucaso está a beira da extinção.