Tudo sobre o seu:

Pastor Holandês

Também conhecido como Dutch Shepherd, o Pastor Holandês foi criado particularmente para ajudar pastores humanos em trabalhos agrícolas completos. Por ser extremamente inteligente e treinável, é bem fácil encontrar alguns exemplares da raça exercendo a função de cão policial ou de busca e salvamento - além de cães de família, é claro. E é ainda mais fácil confundir um Pastor Holandês com o Alemão ou algum dos Belgas, pois essas raças tiveram alguns ancestrais em comum quando ainda estavam em processo de desenvolvimento.

Características do seu Pastor Holandês

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A raça possui três tipos de pelagem diferentes, com camadas curtas, ásperas e longas, sendo todas elas tigradas, criadas especialmente para proteger o cão de variações climáticas. Ela não exige tantos cuidados por parte dos tutores: apenas uma escovação semanal, alimentação adequada e banhos quando houver necessidade são o bastante para mantê-la limpa e brilhosa.
No geral, Pastores Holandeses são muito saudáveis e não possuem propensão a nenhum tipo de doença hereditária. Alguns exemplares podem desenvolver displasia da anca (do quadril), mas são casos isolados e extremamente raros. Ainda assim, vale destacar que eles ainda precisam de exames médico veterinários regulares, assim como todos os cães.
Corajoso, alerta e afetuoso, o Pastor Holandês faz um belo papel de cão de companhia e de guarda ao mesmo tempo, e não existe possibilidades de impedir que ele proteja o lar com todo o seu esforço. Isso pode ser benéfico, mas é preciso ter cuidado e fazer com que o cachorro aprenda a interagir com pessoas estranhas e outros pets. Por isso, um Pastor Holandês deve, assim como todos os cães, ser socializado ainda quando filhote. Fora isso, a raça é muito recomendada para famílias com crianças e até com outros animais, pois é carinhosa e muito obediente.
O Pastor Holandês é incrivelmente bom em tudo que faz, incluindo pastoreio, guarda, busca e salvamento, serviço de cão-guia, trabalho policial, além de competições caninas como Agility e Obediência. Esses cães são altamente treináveis e sempre estão em busca de agradar, o que torna ainda mais fácil a educação dentro do lar. Mas é preciso oferecer um treinamento firme e confiante para manter o pet interessado nas atividades.
Um Pastor Holandês vive, em média, entre 12 e 15 anos.
O principal cuidado com um Pastor Holandês está relacionado às atividades físicas. Um cão da raça precisa ser muito bem exercitado diariamente, seja com passeios, caminhadas ou corridas e alguns jogos e brincadeiras em momentos isolados do dia. Caso não seja estimulado mental e fisicamente, ele pode ficar entediado, ansioso e - muito - destrutivo. Fora isso, é preciso levá-lo frequentemente ao médico veterinário e estar sempre atento ao crescimento das unhas e da limpeza dos ouvidos.
O Pastor Holandês passou maus bocados devido ao desenvolvimento de técnicas agrícolas, que tomaram sua função original. Além disso, a raça quase foi extinta durante a Segunda Guerra Mundial. Muitos cães morreram de fome durante as batalhas e a maioria dos exemplares foram recrutados por militares por causa da alta treinabilidade da raça, causando, então, uma enorme escassez de exemplares.