Tudo sobre o seu:

Pastor Iugoslavo

Se você já viu um cachorro desse sendo chamado por outro nome não se assuste, a raça tem uma infinidade de nomes, entre os mais conhecidos estão: Sharplananitz, Sarpla, Sharpla, Sar e Illyrian Sheepdog. O peludinho é reconhecido por ser um ótimo guardião de rebanho e dono de uma força extraordinária. É considerado de tamanho médio, mas que parece ser maior devido ao volume da sua pelagem. Sempre alerta, vigilante e pronto para entrar em ação, ele precisa de uma socialização bem feita para conseguir viver em família.

Características do seu Pastor Iugoslavo

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pastor Iugoslavo

Tamanho

A altura varia de
56 a 62 cm

Peso

O peso varia de
30 a 45 kg
Pelagem
O Pastor Iugoslavo tem pelos duplos, sendo a pelagem externa mais longa, áspera e reta e o subpelo mais curto e fino. A cor do seu “casaco” é sólida e bastante variada, que vai do branco ao marrom bem escuro. A pelagem rústica acaba evitando o acúmulo de sujeira e facilita a limpeza, portanto, escovações semanais e banhos periódicos são suficientes para manter a pelagem limpa.
O peludão tem o histórico positivo quando o assunto é saúde e aparentemente tem boa genética. Algumas doenças que podem ser evitadas ou ao menos minimizadas com cuidados diários preventivos são: Displasia coxofemoral e de cotovelo.
Extremamente focado no trabalho de proteção e de guarda, o Pastor Iugoslavo pode ser bastante agressivo se não for orientado desde cedo a controlar seu temperamento. Costuma ser bastante receoso com estranhos e outros pets, tudo para proteger o seu espaço com muita coragem e firmeza.
Dono de muita inteligência, geralmente se mostra bastante teimoso e independente. Ganhar sua confiança não é tarefa das mais fáceis e exige um trabalho duro e precoce, por isso ele não é recomendado aos pais e mães de primeira viagem. Nasceu para uma vida rural e trazê-lo para a vida urbana definitivamente não é boa opção, a não ser que você consiga dedicar grande parte do seu tempo para as atividades que ele necessita.
O desconfiado cachorrinho vive, em média, entre 11 e 13 anos.
Como já foi citado, o Pastor Iugoslavo precisa ser socializado desde filhote para poder viver bem em família. Seu instinto protetor e estilo de vida bastante independente precisam ser trabalhados para que ele possa ser o companheiro de todas as horas.
O nome original da raça é o impronunciável: Jugoslovenski Ovcarski Pas-Sarplaninac. Outros dos inúmeros nomes recebidos devido às mudanças geográficas são: Charplaninatz Illyrian Dog Illyrian Shepherd Macedonian Shepherd Macedonian-Yugoslav Shepherd Dog - Sharplaninec Ovcarski Pas Srbije I Crne Gore Sarpie Sar Planina Yugoslav Mountain Dog Yugoslav Shepherd Dog