Tudo sobre o seu:

Pastor Belga Groenendael

Com seu pelo totalmente preto e brilhante, o pastor belga groenendael pode ser considerado o mais popular entre os pastores da Bélgica. Com focinho comprido e uma grande juba, nos Estados Unidos ele é o único pastor belga oficialmente reconhecido (no Brasil, são considerados pastores belgas também as variações conhecidas como malinois e o tervuren). Criado desde o século XIII, o pastor belga possui aproximadamente 65cm de altura e pode pesar até 30Kg. Este pastor se chama “belga groenendael” como uma homenagem ao seu primeiro criador, Nicholas Rose, dono de uma cafeteria localizada na aldeia de Groenendael que levava o mesmo nome do local.

Características do seu Pastor Belga Groenendael

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pastor Belga Groenendael

Tamanho

A altura varia de
56 a 66 cm

Peso

O peso varia de
28 a 30 kg
Pelagem
Seus pelos sedosos chamam a atenção por onde passam. Considerado de pelagem semi-longa, o pastor belga deve ter uma coloração bem preta, sendo aceitos alguns pontos em branco no peito e em seus dedos. Pastores belgas não costumam desenvolver nós com facilidade, mas devem ser escovados pelo menos uma vez na semana. No verão, podem perder bastante pelo, sendo indicada escovação a cada três ou quatro dias com escovas de cerdas grossas.
Assim como a maioria dos cães de grande porte, o pastor belga tem pré-disposição genética para a displasia coxofemoral (encaixe imperfeito da articulação do quadril, condição genética que causa dor, desconforto e até mesmo problemas graves de locomoção com o tempo). Pesquise sobre os pais do seu pet e converse com criadores da raça a respeito do problema que pode prejudicar gravemente sua qualidade de vida. Alguns exemplares podem ter quadros de epilepsia e desenvolver catarata com o passar dos anos. Fique atento aos sinais que podem sugerir algum problema de saúde em seu pastor belga groenendael.
Muito ativo e vivaz, o pastor belga costuma estar pronto para todos os tipos de aventuras. Eles adoram passear com seus pais humanos e acompanhá-los em corridas e outras atividades ao ar livre. Por ser um cão pastor, ele pode ter uma certa tendência a pastorear pessoas e outros animais, mas quando devidamente socializado desde filhote, ele convive bem com outras espécies e crianças. Costumam ser muito fiéis à família e à casa, não hesitando em agir sempre que identifica algo diferente no local. Pastores belga não tendem a agir de maneira agressiva, mas fazem um bom alarde capaz de afugentar pessoas com más intenções e animais que tentem invadir o seu espaço.
Bastante obediente e inteligente, o pastor belga groenendael é um dos favoritos de policiais de todo o mundo. É comum que eles respondam bem melhor a comandos de voz e palavras de incentivo do que a broncas e punições. Esses pastores podem se mostrar sensíveis e confusos quando levam broncas exageradas, prejudicando o laço entre vocês e fazendo com que ele não responda como esperado. Alguns exemplares da raça podem ser desconfiados com situações novas. Estabeleça um vínculo forte com seu pastor para que possa aproveitar ao máximo deste grande companheiro.
A expectativa de vida de um cachorro da raça pastor belga groenendael é de aproximadamente 12 anos.
O pastor belga não requer cuidados especiais, além de muita atividade, alimentação adequada, vacinas em dia e check-ups rotineiros realizados com seu médico veterinário de confiança. Escovações frequentes devem ser realizadas para que ele não fique com tufos de pelos presos ao seu corpo. Banhos devem ser dados pelo menos uma vez por mês ou quando necessário, sempre o secando muito bem para evitar problemas de pele decorrentes da umidade. Costumam ser um pouco mais sensíveis do que os pastores alemães quando o assunto é mudanças ou barulhos em excesso. Respeite o espaço do seu pet e aprenda a identificar quando ele se mostra desconfortável com algum tipo de situação.
Precisam de mais exercício do que a média dos cães (mesmo os maiores). Pastores belgas são versáteis e costumam se dar muito bem em atividades como corrida, natação, jogos com bola e agility.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet