Tudo sobre o seu:

Pelado Mexicano

De aparência peculiar, o Pelado Mexicano é uma raça amorosa e muito apegada à família. Sua origem está diretamente ligada ao período Pré-Colombiano, tempo em que vários tipos diferentes de cães essencialmente pelados existiam no Novo Mundo. Eram utilizados para aquecer camas e, algumas vezes, também como alimento, além de serem sacrificados. Embora muitos amem sua aparência e outros nem tanto, assim que as pessoas têm contato com um Pelado Mexicano, logo se rendem aos seus encantos, pois este cão tem temperamento muito amigável e geralmente adora fazer parte da vida familiar. A raça possui três tipos de porte físico: standard, intermediário e miniatura, que pesam entre dois e 18 quilos, e medem de 23 a 46 centímetros de altura.

Características do seu Pelado Mexicano

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pelado Mexicano

Tamanho

A altura varia de
28 a 32 cm

Peso

O peso varia de
4 a 20 kg
Pelagem
A raça não é totalmente livre de pelos, pois conserva alguma pelagem nas patas e pernas, bem como na ponta da cauda e no topo da cabeça. Portanto, não existe algum tipo de cuidado específico.
O Pelado Mexicano, devido a ausência de pelo, é totalmente vulnerável ao câncer de pele. Além disso, pode ter alguns dentes faltando, algo comum em raças que não possuem pelos. Apesar destas complicações, a raça tende ser completamente saudável.
Sendo adequadamente socializado, esta raça rara e marcante se dá bem com a própria espécie e também com outros pets. É bastante paciente com crianças agitadas, mas é reservada com desconhecidos - não é amigo de todo mundo, porém, se os pais disserem que está tudo bem, estão os estranhos serão aceitos automaticamente no lar.
Não é nada difícil adestrar o Pelado Mexicano. Esse cão é inteligente e aprende com muita rapidez. Preserva sua integridade em todas as ocasiões e não gosta de seguir ordens repetidas vezes. Um adestramento coerente, baseado em respeito mútuo, é a melhor maneira de obter bons resultados.
Sua expectativa de vida está entre 12 e 15 anos, podendo facilmente ultrapassar as perspectivas devido a sua boa saúde.
Embora não seja necessário pentear esse cão, sua pele requer tratamento regular. Os pais costumam usar creme esfoliante com o objetivo de eliminar células mortas e, assim, manter a pele suave. O importante é ela permanecer hidratada para não secar. Como a pele se queima com facilidade, deve ser protegida do sol usando creme de boa qualidade no verão. Uma vantagem da raça é não ter um manto “habitável” para as pulgas. No inverno, costuma sentir muito frio, portanto deve ser bem agasalhado, em especial na hora de sair. Em relação aos exercícios físicos, o Peludo Mexicano não precisa de tantas atividades, mas, assim como todas as outras raças, adora brincar e correr de vez em quando.
A tribo Nahuatl deu a esses cães um nome bem peculiar: xoloitzcuintli, que significa “cão do deus Xolotl”, uma divindade conceituada na cultura asteca. Atualmente, são conhecidos como “Xolos”.