Banner Multiplus
Tudo sobre o seu:

Pequinês

Criado na China nos anos 100dc, o cachorro da raça pequinês sempre foi visto como um excelente cão de companhia. Muito apegado aos seus pais humanos, ele costuma ser alegre e divertido, mas não tão amistoso com estranhos. Os pequineses já foram considerados animais de luxo e, há algumas décadas, foram bastante populares no Brasil. Atualmente, seus “primos” (o lhasa apso e o shih tzu) ganharam mais espaço, tendo havido uma época em que a raça fora considerada extinta em nosso território.

Características do seu Pequinês

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Pequinês

Tamanho

A altura varia de
15 a 23 cm

Peso

O peso varia de
3 a 6 kg
Pelagem
O pequinês possui uma pelagem bem densa, composta por pelo e subpelo. Em seu rosto, o formato que seus pelos fazem lembram uma verdadeira juba que chega em alguns casos a esconder suas orelhinhas caídas. Seu pelo liso se estende por todo o seu corpo e também no rabo. É comum que pequineses que não são tosados arrastem sua linda pelagem pelo chão, encobrindo suas patinhas curtas. Existem duras cores mais habituais em cães pequineses, o dourado e o cinza, mas são aceitas ainda outras variações como os bicolores (preto e branco, branco e fulvo e preto e cinza) e os sólidos, como o fulvo, o preto e o azul.
O cachorro da raça pequinês costuma ter uma boa saúde, mas hérnia de disco e luxação de patela (espécie de “encaixe” errado da articulação do joelho) podem ser uma realidade de alguns exemplares. Seus olhos saltados pedem atenção para com acidentes - já que pode ocorrer úlcera de córnea e até mesmo prolapso do globo ocular (quando os olhos “saltam” para fora e precisam de atendimento médico rápido para reverter essa condição) As ruguinhas do rosto do pequinês não devem nunca ficar úmidas. A região deve ser inspecionada diariamente e sempre limpa com produtos específicos para não desenvolver problemas com fungos que causam mau cheiro na região. Seu pelo precisa ser escovado pelo menos dia sim, dia não, pois podem desenvolver nós com bastante facilidade.
Embora seja um cachorro independente, o pequinês costuma eleger um ou dois membros da família como seus favoritos. Essas pessoas serão seguidas por ele por onde forem e terão a companhia do peludo em todos os momentos. Ficar no sofá, acompanhando seu tutor enquanto assiste televisão é com ele mesmo! Mas quando alguém decide se meter na relação, isso pode ser um problemas: os pequineses são bastante possessivos e protetores. Ensine seu pet desde cedo que visitas e outras pessoas da casa (como crianças, por exemplo) não são uma ameaça.
Por serem tipicamente de companhia, os pequineses costumam ser obedientes com seus pais humanos, mas não aceitam muito bem a ordem de outras pessoas. Não é comum vermos pequineses adestrados, mas de modo geral, quando o trabalho é feito com seus humanos favoritos, isso costuma ir bem.
A expectativa de vida de um cachorro da raça pequinês é de 16 anos.
Como dito anteriormente, é preciso ter cuidado com os olhos dos pequineses, que são mais proeminentes e não contam com um focinho longo para mantê-los longe de objetos pontiagudos, por exemplo. Seus pelos precisam ser escovados com frequência a fim de evitar nós e desconforto para o pet. Suas dobrinhas precisam ser limpas e inspecionadas todos os dias, além de muito bem secas.
Acredite se quiser: cães pequineses eram comumente levados dentro dos agasalhos de seus tutores aristocratas. Em algumas ocasiões, eram colocados nos bolsos ou até na manga! O pequinês está na genética do lhasa apso e do shih tzu.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet