Tudo sobre o seu:

Perdigueiro Português

Criado no século XIII em Portugal, o perdigueiro português tinha como principal função caçar aves. Considerado um cão de excelente genética e boa índole, no século XVI sua criação foi proibida, sendo exclusivamente liberada para membros da realeza. Em alguns locais, a raça é conhecida também como pointer português.

Características do seu Perdigueiro Português

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Perdigueiro Português

Tamanho

A altura varia de
52 a 56 cm

Peso

O peso varia de
16 a 27 kg
Pelagem
De pelagem curta e lisa, este perdigueiro não requer muitos cuidados com seus pelos, porém banho mensais podem ser recomendados. Escovações a cada 10 dias, em média, com luvas específicas para a remoção dos pelos mortos são indicadas. Diversas cores são aceitas pelos criadores, sendo os bicolores os mais comuns. Tons de fulvo, dourado e marrom são os mais vistos.
De modo geral, os perdigueiros são cães bastante saudáveis. Alguns exemplares, porém, podem ter displasia coxofemoral (problema que causa dor e dificuldade de locomoção por um “encaixe” errado na articulação do quadril). Busque saber se os pais do seu pet possuem o problema, pois na maioria dos casos ele é genético.
Muito ativo e alerta, o perdigueiro português sempre se destacou como cão de caça, mas com o tempo ganhou um grande espaço também como cachorro de companhia. Leal e apegado à família humana, ele costuma estar sempre disposto às mais variadas situações, especialmente àquelas que envolvem atividades ao ar livre. Os pointers, por terem um instinto bastante caçador, precisam ser devidamente socializados para que não se tornem perseguidores com pets menores e de outras espécies.
Super inteligente, este perdigueiro costuma estar sempre aberto aos novos ensinamentos, aprendendo rapidamente e com entusiasmo. Obedientes, eles adoram interagir com seus humanos demonstrando interesse em tudo o que lhes é proposto. Treinamentos com reforço positivo são ideais para esses pets que gostam de realizar truques variados e buscar por objetos (simulando uma caça).
A expectativa de vida de um cachorro da raça perdigueiro português é de 14 anos.
O perdigueiro português não precisa de cuidados muito especiais, porém por ser um cachorro de caça e cheio de energia, necessita de pais humanos dedicados que possam lhe dar a devida atenção, com longos passeios diários e atividades mentais.
Em alguns países, seu rabo é amputado, mas no Brasil a prática é proibida. Antigamente, existiam também perdigueiros portugueses de pelo longo. Seu corpo é bem similar ao de outros cães do tipo pointer, mas seu rosto é mais marcado do que a maioria.