Tudo sobre o seu:

Podengo Português

Ainda não se sabe ao certo, mas muitos acreditam que o Podengo Português é proveniente dos antigos cães egípcios conduzidos pelos povos romanos e fenícios para a Península Ibérica, chegando a Portugal em meados de 700 a.C.. Ao longo do tempo, a raça se adaptou e se desenvolveu de acordo com o clima português. O Podengo Português pode ser encontrado em três tamanhos: Podengo Pequeno, utilizado para caçar roedores, Podengo Médio, criado para caçar coelhos e outros animais similares, e o Podengo Grande, usado para caçar veados e javalis. Apesar de ser um exímio cão de caça, a raça ganhou popularidade mundial a partir do século XIX, quando foi levada para os Estados Unidos, como ótimos cães de companhia.

Características do seu Podengo Português

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
O Podengo Português pode ser encontrado com dois tipos de pelagem: longa e dura ou curta e macia. Ambas precisam ser escovadas semanalmente para retirada de pelos mortos. A raça é aceita nas cores preto ou marrom com algumas marcações entre os pelos.
O Podengo Português é um cão bastante saudável, mas é predisposto a algumas doenças comuns em muitos cães portugueses, como displasia do quadril, distúrbios oculares, luxação patelar e degeneração cerebelar.
Esses cães são ativos, corajosos e adoram agradar seus pais humanos, o que facilita ainda mais a educação, já que possuem um alto nível de inteligência. É uma raça amigável que pode se encaixar perfeitamente em qualquer tipo de lar, seja de pessoas solteiras ou de famílias numerosas. Todas as versões são ótimas com crianças, mas é preciso supervisionar as brincadeiras, pois podem se irritar caso não aprovem algumas atitudes infantis.
O Podengo Português é bastante inteligente, mas o espírito caçador presente nas três versões pode fazer com que seja um pouco teimoso. Um treinamento firme e consistente ainda quando filhote é imprescindível para suprir essa questão quando atingir a fase adulta.
Um Podengo Português vive, em média, entre 12 e 15 anos.
Como todas as raças, o Podengo Português precisa passar por exames médico veterinários regularmente para prevenir possíveis problemas de saúde. Ele é um cão enérgico e, por essa razão, precisa de uma rotina agitada de atividades físicas, entre passeios e caminhadas e algumas sessões de brincadeiras durante o dia. A raça até se sai bem vivendo em apartamentos, porém, o mais indicado é que esses cães vivam em quintais ou jardins extensos.
O Podengo Português é bem conceituado em seu País de origem, sendo inclusive, o símbolo do Kennel Club de Portugal.