Tudo sobre o seu:

São Bernardo

Criado no século XI como um cachorro para busca e salvamento - papel este que a raça desempenha até hoje em dia em locais de neve e gelo -, o são bernardo costuma ser tranquilo e bondoso, apesar de seu tamanho gigante. Um exemplar adulto pode pesar mais de 90Kg sem estar acima do peso e medir cerca de 70cm, fazendo com que seja impossível que ele passe em algum lugar sem ser notado. Originado na Suíça, este pet ficou muito conhecido mundialmente a partir do filme “Beethoven, o Magnífico”, que conta a história de um cão da raça que se mete em muitas encrencas e aventuras.

Características do seu São Bernardo

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do São Bernardo

Tamanho

A altura varia de
70 a 90 cm

Peso

O peso varia de
60 a 100 kg
Pelagem
A pelagem do são bernardo é bem grossa e densa, composta por pelo e subpelo na variedade de pelo crespo (mais comum). Existe também são bernardos com pelo liso, que é mais curto, mas ambos contam com as cores fulvo/ vermelho e branco (com marcas pretas nas orelhas e rosto, apenas). Outras tonalidades não são aceitas e muitos acabam confundindo outros cães grandes e peludos com o são bernardo.
Alto, largo e muito musculoso, o são bernardo pode ter problemas nas articulações, como a displasia coxofemoral ("encaixe" errado da articulação do quadril) e a displasia de cotovelo. Também é comum à raça criar “calos de decúbito” (feridas e ausência de pelos especialmente nos cotovelos e outras regiões articulares que possuem contato direto com superfícies duras, como o chão, por exemplo). São bernardos podem ter doenças oculares como entrópio e ectrópio (problemas nas pálpebras que podem resultar em úlceras de córnea bem sérias). Fique atento! Enfermidades cardíacas e torção gástrica também estão na lista de predisposições da raça. Evite que seu pet faça atividades físicas depois de se alimentar ou beber muita água.
Cheios de bom humor e normalmente amistosos com todos, os cachorros da raça são bernardo se mostram equilibrados e muito próximos dos seres humanos. Apegados à família, eles não gostam de ficar sozinhos e nem do lado externo da casa - apesar de todo o seu tamanho. Se você pretende ter um são bernardo para ficar no quintal, repense. De modo geral, o são bernardo se dá bem com crianças e outros animais quando socializado de forma adequada. São mais reservados com as visitas, mas tendem a observar de longe e não latir. Como cães de busca, estão sempre atentos e prontos para ajudar aqueles que precisam - especialmente se notar seus pais próximos de algum tipo de perigo. Não costumam ser cães agressivos, mas podem assustar os que não conhecem o temperamento da raça.
O são bernardo pode ser teimoso e seu tamanho faz com que algumas questões sejam um pouco mais complicadas de trabalhar. Fazê-lo sentar a contragosto, por exemplo, é algo muito difícil por estarmos falando de um cão grande e pesado. A raça aprende comandos com facilidade, mas é preciso usar um tom de voz amistoso e mostrar paciência. O ideal é que as aulas de obediência sejam curtas e interessantes, ou ele pode demonstrar desinteresse em pouco tempo.
Por ser um cão de porte gigante, o são bernardo vive, em média. 10 anos.
O são bernardo precisa de atividade moderada. Não é um cachorro muito enérgico e extremamente ativo, porém passeios na vizinhança todos os dias são indicados. Escovar seus pelos para evitar a queda excessiva também é uma boa opção.
Não se sabe exatamente o motivo, mas os são bernardos de pelo curto costumam ser bem mais agitados do que os de pelo longo. “Beethoven, o Magnífico” foi um sucesso tão grande de bilheteria que resultou em várias continuações.