Tudo sobre o seu:

Savannah

O Savannah é uma das raças de gatos mais recentes e caras que existem. Sua aparência é de um gato selvagem, com corpo alongado, manchas escuras por todo o corpo, orelhas pontiagudas e um olhar penetrante. Sua aparência selvagem faz jus à sua origem, pois esse gatinho é resultado da cruza entre um Serval Africano e gatos domésticos como Bengal, Ocicat e Oriental. O Serval é um felino de porte médio, encontrado em toda a África subsaariana. A primeira Savannah nasceu em 1986 e alguns criadores ficaram muito interessados nesse felino híbrido que decidiram prosseguir com a nova criação, inscrevendo a raça em 2001 no TICA (The International Cat Association) e sendo aceito em 2012. Embora seja um gato que chame muita atenção, o Savannah não é indicado para pais de pet de primeira viagem, pois é um gato bem maior do que a média, necessitando de um espaço adequado para se exercitar e muita dedicação para gastar sua energia. Apesar de sua origem ser selvagem, o Savannah é carinhoso e equilibrado, sendo que na maioria das vezes não expressa comportamentos selvagens.

Características do seu Savannah

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Savannah

Tamanho

A altura varia de
30 a 37 cm

Peso

O peso varia de
8 a 10 kg
Pelagem
A pelagem desse gatinho é curta e macia. Há algumas variações de pelagem aceitas, como dourado, marrom e laranja com marcas pretas ou marrom. O pelo apresenta surpreendentes manchas e outras marcas sobre um fundo amarelo-castanho. Listras paralelas começam no topo da cabeça e percorrem o comprimento do corpo.
Não foram identificados problemas de saúde específicos no Savannah, eles costumam ser bastante saudáveis. Porém, um estudo mostrou uma certa sensibilidade na raça a medicamentos injetáveis, como anestesias e vacinas. Como qualquer outro gatinho, o Savannah ainda pode desenvolver doenças comuns em gatos que geralmente são infecciosas ou parasitárias. Se os Savannahs forem de “primeira geração”, eles costumam ser estéreis, pois são gatos híbridos, isto é, resultado do cruzamento entre duas espécies diferentes, o que na maior parte das vezes faz com que não consigam procriar. Alguns pais do Savannah relatam que a maior ocorrência de emergência na raça é por ingestão de pequenos brinquedos, como penas, pedaços de plástico e papel. Por isso, é necessário muita atenção quando esse grande gato estiver brincando.
Como o Savannah é um gato com traços selvagens, é complicado generalizar e padronizá-lo quanto às características de temperamento, pois isto pode não ser muito previsível. Entretanto, associações oficiais da raça e criadores relatam que o Savannah típico é um gato extrovertido, curioso e com muita energia pra gastar, se envolvendo em tudo que seu pai humano estiver fazendo. É necessário estimulá-los mentalmente e fisicamente com bastante atividades, pois ficam entediados facilmente. Criadores relatam ainda que alguns exemplares da raça possuem fascínio com água, se divertindo com qualquer gotinha que cair da torneira. O Savannah ainda é bastante carinhoso e apegado à sua família humana. Possui um forte instinto de caça, perseguindo qualquer coisa, e geralmente não é um gato que irá sentar no seu colo, ele prefere mostrar afeto do seu jeitinho.
Quando trata-se do Savannah, inteligência é seu sobrenome. Esse curioso gatinho é muito observador e tem bastante consciência do que acontece à sua volta. Os pais desse pet inventaram até um termo chamado “Savandalismo”, que denota o quão sapeca esse gato pode ser. Gostam de andar na coleira e dar um passeio, mas isso deve ser feito sempre com segurança e não forçando a vontade do pet. Eles estão em busca de aventura o tempo todo e vão aproveitar cada momento para gastar sua energia acumulada.
O Savannah tem uma expectativa de vida alta, vivendo em média, 18 a 20 anos.
Os cuidados com o Savannah começam desde da infância. É muito importante que esses gatinhos sejam socializados corretamente, façam exercícios físicos e tenham estímulos mentais, fazendo com que se tornem adultos saudáveis. O exercício é importante para o gato poder gastar sua energia, já há vários estudos mostrando que os gatos domiciliados podem ficar entediados e desenvolver sérios problemas se não forem estimulados. Ofereça um enriquecimento ambiental com lugares altos, tocas, túneis e arranhadores para o Savannah. Sua pelagem é simples de escovar, há necessidade apenas de duas escovações por semana. O restante envolve os cuidados básicos, como idas periódicas ao médico veterinário, alimentação de boa qualidade e escovação de seus dentes semanalmente.
Desde 2006, o Savannah detém um recorde no Guinness Book como o gato doméstico mais alto do mundo. Surpreendentemente, o gato Savannah não é a maior raça que existe, pois esse mérito é atribuído ao Maine Coon. Enquanto esse felino atinge entre 8 a 9Kg, o Maine Coon pode atingir entre 10 a 12Kg. Outra curiosidade é que o preço do Savannah pode chegar até 50 mil dólares.