Tudo sobre o seu:

Schipperke

Criado no século XVI na Bélgica, o schipperke tinha como função principal guardar barcaças fluviais (espécie de navio com fundo chato capaz de transportar cargas pesadas). Da família dos spitz, ele se difere um pouco de seus parentes por não ser selecionado para companhia e também por ter um instinto forte que o mantém alerta praticamente o tempo todo.

Características do seu Schipperke

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Schipperke

Tamanho

A altura varia de
25 a 33 cm

Peso

O peso varia de
5 a 8 kg
Pelagem
O schipperke possui uma pelagem densa e relativamente grossa, mas não é tão peludo quanto os spitz alemão e japonês, que necessitam de tosas frequentes. No Estados Unidos, apenas os exemplares de cor totalmente preta é que são aceitos pelos clubes de criadores, mas em outros locais, também são considerados puros os fulvos, preto e dourado, azul e cinza. Escovações semanais costumam garantir a saúde e beleza de sua pelagem. Seu sobrepelo é espesso e áspero, sendo mais abundante na região do pescoço.
Como a raça não é tão difundida, ela possui poucos problemas de saúde, incluindo os genéticos. Apesar disso, alguns exemplares podem ser predispostos ao entrópio (problema ocular por uma espécie de inversão da pálpebra), epilepsia, catarata e luxação de patela.
Desconfiado com estranhos, o schipperke é muito leal à sua família humana. Super territorialista, ele não mede esforços para alertar sempre que nota algum tipo de ameaça aparente, muitas vezes agindo se achar necessário. Seu tamanho, porém, pode não ser uma vantagem quando ele decide enfrentar o perigo. Se socializados ainda jovens, eles podem se dar super bem com outros animais, incluindo de outras espécies.
Fáceis de lidar, os cães da raça schipperke costumam ser bem obedientes e interessados em aprender. Eles também gostam de interagir com seus humanos e mostrar que estão atentos ao que eles pedem.
Um cachorro da raça schipperke vive, em média, 15 anos.
O schipperke precisa de atividades mentais e físicas todos os dias, pois apesar de seu tamanho e da família a qual pertence (dos spitz) ele é um cão de trabalho cheio de energia e vontade de não ficar parado. Este cachorro, quando ocioso, pode se tornar destruidor e até um pouco agressivo. Seus pelos precisam ser escovados pelo menos uma vez por semana para que não fique com “tufos” presos ao seu corpo.
A maioria dos cachorros desta raça nasce sem rabo. Em alguns países, aqueles que nascem com indícios de cauda (mesmo que curta) costumam sofrer amputação. No Brasil, esta prática é proibida. Seu nome significa “pequeno pastor” ou “pequeno capitão” dependendo da região.