Tudo sobre o seu:

Schnauzer gigante

De aparência imponente e robusta, o Schnauzer gigante é um cão trabalhador, enérgico e inteligente. Ele foi desenvolvido na Alemanha para proteger gados e rebanhos e serviu como cão de guarda em algumas regiões do País. Inclusive, no início do século XX, alguns Schnauzers gigantes foram treinados para trabalhar como cão policial em Berlim e em outras cidades alemãs. O Schnauzer é divido em três tipos: miniatura, standard e o gigante. Além do porte, todos possuem características distintas.

Características do seu Schnauzer gigante

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem do Schnauzer gigante é fina, dura e densa e dividida entre duas camadas. No rosto, há uma espécie de barba, com pelos mais lisos e longos - a principal característica dos Schnauzers. As cores são preto sólido ou sal e pimenta, que é uma mistura entre pelos pretos e brancos, resultando em uma tonalidade de prateado. Ela requer ao menos três escovações semanais para evitar sujeiras e que os pelos se emaranhem. Também é preciso estar sempre limpando o rosto, pois os pelos mais longos geralmente se sujam durante as refeições e quando toma água. Sobre banhos, eles podem ser dados apenas quando houver necessidade.
O Schnauzer gigante é um cão relativamente ativo e saudável, mas como a maioria das raças, é predisposto a alguns problemas de saúde, como displasia coxofemoral, osteocondrose dissecante (TOC), tireoidite autoimune, carcinoma de células escamosas, displasia coxofemoral e do cotovelo, hipotireoidismo e obesidade.
Gentil, amigável e brincalhão, o Schnauzer gigante é extremamente leal à sua família humana. Ele está sempre disposto a brincar e proteger a casa com ferocidade. Ele é um cão bastante territorialista que costuma possuir total desconfiança com pessoas estranhas. Porém, quando não está na função de proteger os seus, o grandalhão é um ótimo companheiro, alegre e afetuoso. Assim como todos os cães, o Schnauzer gigante precisa ser socializado ainda quando filhote para garantir que ele cresça e se torne um cão completo, sem medos ou comportamentos indesejados.
O Schnauzer gigante é um cão extremamente inteligente e adora aprender coisas novas, mas os treinamentos podem ser um pouco complicados, caso o humano não tenha experiência na criação de cachorros. Ele precisa de um treinamento positivo, firme e consistente. Sem isso, o cão é capaz de pensar por si só e fazer o que bem entender.
Um Schnauzer gigante vive, em média, entre 10 e 12 anos.
O principal cuidado que o Schnauzer gigante precisa é em relação aos exercícios físicos. Esse cão precisa de atividades intensas para esgotar seu alto nível de energia. Duas caminhadas de 30 minutos e algumas sessões de jogos e brincadeiras durante o dia são fundamentais. Esse cão não pode ser deixado sozinho por longos períodos, muito menos sem ter o que fazer. Um Schnauzer gigante entediado é um Schnauzer gigante muito destrutivo. Também não é indicado que ele viva dentro de apartamentos, e sim em quintais ou jardins amplos para que ele possa correr livremente.
Não se sabe ao certo, mas muitos acreditam que o Schnauzer gigante seja o resultado de um cruzamento entre o Schnauzer standard com cães maiores de pelo liso, cães pastores de pelo áspero e o Dogue Alemão preto. Há ainda uma possibilidade do Bouvier de Flandres ter participado do desenvolvimento da raça.