Tudo sobre o seu:

SharPei

O Sharpei tem características que fazem com que ninguém o confunda: suas dobrinhas e seu olhar cabisbaixo são marca registrada dos exemplares da raça. Apesar de ser muito fofinho, esse cãozinho exige cuidados diferenciados, o que faz com que não sejam recomendados para donos inexperientes. Originários da China, os Sharpeis foram criados para desempenhar o pastoreio e a guarda de diversos animais. Assim como o Chow Chow, possui a língua na coloração azulada. A história dessa raça é bastante misteriosa, uma vez que fatos relacionados à política interferiram na sua existência: eles quase foram eliminados quando a China se tornou Comunista. Hong Kong e Taiwan começaram a criar alguns Sharpeis para evitar que a raça sumisse e, então, o Kennel Club reconheceu a raça oficialmente em 1968. Pouco depois de 1973, ela passou de quase extinta para super popular, quando chegaram às Américas, se tornando cães de companhia de várias famílias.

Características do seu SharPei

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do SharPei

Tamanho

A altura varia de
46 a 51 cm

Peso

O peso varia de
18 a 30 kg
Pelagem
A pelagem de um Sharpei é extremamente curta, com mais ou menos 1 cm. Também é extremamente dura ao toque, podendo causar até mesmo irritações na pele humana. As cores mais comuns são bege/ dourado, ruivo, preto ou marrom, porém, podem existir outros tipos de variações. Não costumam soltar muito pelo, inclusive, quando começam a aparentar muita queda, é sempre indicada uma visita ao médico veterinário para se certificar de que não se trata de alguma doença de pele - algo comum à raça.
As principais doenças mais comuns em um Sharpei são as relacionadas à sua pele. Por conta das dobrinhas que demandam cuidados muito especiais e bastante atenção, é comum que tenham dermatites, fungos e outras condições relacionadas. É preciso sempre se certificar de que sua pele está bem seca e limpezas diárias devem ser feitas em suas rugas (não apenas do rosto, mas de todo o corpo). A raça também pode apresentar problemas na tireóide, como o hipotireoidismo. Além disso, doenças como ceratoconjuntivite seca (KCS), mastocitoma cutâneo, amiloidose renal e sarna demodécica já foram bastante relatadas. Assim como qualquer outra raça, é recomendado no mínimo uma visita por ano ao médico veterinário. Exames periódicos com certa regularidade, após os quatro anos de idade, garantem uma vida mais tranquila e com a identificação de possíveis doenças a tempo do tratamento. Os dentes dos Sharpeis também demandam atenção especial: a escovação deve ser realizada com bastante regularidade, além da limpeza periodontal - retirada de tártaro.
Os Sharpeis são muito doces e protetores. Se apegam muito a todos os membros da família, não escolhe apenas um tutor. Eles podem se tornar dominadores quando não educados desde pequenos e a socialização também é muito importante para que ele se dê bem com demais animais e humanos. Para não ficarem entediados, eles precisam de diversos estímulos ao decorrer do dia e também, passeios junto à família. Os Sharpeis não gostam muito de viver ao ar livre, preferem passar o seu tempo dentro de casa, brincando e interagindo com alguém. Eles são cães de personalidade forte, geralmente reservados, independentes, desconfiados e afetuosos. Com desconhecidos, tendem a ser desconfiados e arredios na maioria das vezes. Vale lembrar que assim como a maioria dos cães orientais, eles não demonstram muita insatisfação, apenas agem quando não concordam com algo. Fique de olho!
Apesar da raça Sharpei ser considerada relativamente inteligente, os cães são bastante teimosos e, por isso, o tempo para conseguirem captar algum comando é considerado lento. É necessário repetir várias vezes o mesmo comando para que o seu peludo grave na mente a ação que deve ser realizada, e lógico, não podemos esquecer das recompensas (carinho e petisco são ótimos aliados). Devido ao fato de gostarem muito de sua família, são cães que apesar de teimosos, gostam de aprender truques, inclusive para não se sentirem entediados e sem ter uma tarefa para fazer. Eles se dão bem com todos da família e não escolhem um favorito, mas em relação às ordens de adestramento, é comum que apenas uma pessoa consiga deter toda a atenção dos Sharpeis.
A expectativa de vida de um cachorro da raça Sharpei é de 8 a 10 anos quando bem cuidados
Conforme dito anteriormente, as dobrinhas de um cachorro Sharpei exigem alguns cuidados básicos, como lavá-las e secá-las muito bem, para que não crie nenhum fungo na pele do cachorro. Por ter tendência para ficar obeso, também é essencial que o dono controle bem a alimentação e siga a quantidade de ração recomendada pelo médico veterinário. Eles também podem apresentar febre, sem causa explicada e quando acontecer, devem ser medicados por um profissional.
Sharpeis não costumam soltar muito pelo. Inclusive, caso comece a soltar, pode indicar algum problema na pele. É uma raça que consegue se adaptar muito bem ao clima quente e também ao clima frio. Seu nome significa “pele de areia”.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet