Tudo sobre o seu:

Staffordshire Bull Terrier

O staffordshire bull terrier é o menos popular dentre esses terriers. Criado no século XIX no Reino Unido, ele foi especialmente selecionado para ser um bom cão de briga, mas também era usado como “rateiro” (para caça de ratos e pequenos roedores) em algumas regiões. Determinado, ele é originário do condado de staffordshire, na Inglaterra, de onde veio o seu nome.

Características do seu Staffordshire Bull Terrier

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Staffordshire Bull Terrier

Tamanho

A altura varia de
36 a 41 cm

Peso

O peso varia de
11 a 17 kg
Pelagem
De pelagem lisa e curta, rente ao seu corpo, o staffordshire bull terrier possui uma pele grossa que o protegia durante as “lutas”. Assim como acontece com seus parentes como o pit bull e o staffordshire terrier americano, seus criadores aceitam diferentes colorações como os sólidos (dourado, creme, fulvo, azul e preto) e os bicolores como o preto e branco e os com marcações principalmente nas patas e peito. Seu pelo não tende a cair em abundância, mas é recomendado que seja escovado pelo menos uma vez na semana e banhado mensalmente.
De modo geral, o staffordshire bull terrier é um cachorro extremamente saudável e também resistente. É preciso tomar cuidado com a sua tolerância a à dor (típica de cães de luta ou de trabalho intenso), pois ele pode não demonstrar certos sinais que indicariam problemas de saúde. Alguns exemplares podem ter displasia coxofemoral, espécie de encaixe errado da articulação do quadril, condição que pode gerar dores intensas e problemas de locomoção. Com o passar dos anos, alguns podem desenvolver catarata.
Embora tenha sido criado para ser um exímio lutador, o staffordshire bull terrier é considerado um cachorro muito dócil, conhecido em alguns países como “cão babá” por ser zeloso e super gentil com as crianças de sua família. Leal e super devoto aos seus humanos favoritos, ele não mede esforços para defendê-los. Quando bem socializado desde filhote, ele tende a se dar super bem com as visitas e também com animais de outras espécies. É importante educá-lo para que seu instinto de briga não seja aflorado.
Extremamente obediente, o staffordshire bull terrier gosta de colaborar e de mostrar que está aprendendo novos comandos. É importante incentivá-lo a realizar tarefas que sejam benéficas para ele, assim como é preciso estimulá-lo a realizar atividades físicas e mentais todos os dias para que não apresente problemas de comportamento. Quando ocioso, ele pode se tornar um tanto quanto irritadiço.
A expectativa de vida de uma cachorro da raça staffordshire bull terrier é de 14 anos.
O staffordshire bull terrier não necessita de cuidados muito especiais, que fogem do básico que todo cão precisa. Carinho, boa alimentação e visitas frequentes ao médico veterinário são essenciais bem como atenção com seu comportamento, evitando que mostre um lado menos afetuoso e mais agressivo.
A raça provavelmente origina do cruzamento de buldogues e terriers de diferentes portes. O staffordshire bull terrier vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo todo, desmistificando os tabus que envolvem esses cães de briga.