Tudo sobre o seu:

Tonquinês

O Tonquinês, também conhecido como Tonkinese ou apelidado carinhosamente de Tonks, é uma raça que quebra o paradigma de que gatos são indiferentes ou independentes. Essas bolas de pelo são incrivelmente carinhosas e apegadas aos seus pais humanos. O Tonks possui pelagem curta, sedosa e coloração em degradê. São gatos de porte pequeno que não aparentam ser tão pesados, mas esses danadinhos podem chegar aos 6Kg. Muitas raças que conhecemos hoje foram criadas a partir do Siamês e com o Tonquinês não foi diferente. A raça surgiu por meio do cruzamento de um Siamês com um Burmês em meados de 1960 com a intenção de misturar o tipo de corpo de ambas as raças e criar uma “voz” menos chamativa do que a do Siamês. O resultado foi uma raça de natureza amorosa e inteligente. Os primeiros exemplares do Tonks foram denominados “Siameses Dourados”, mas logo depois mudaram para Tonkinese. A raça foi reconhecida no Canadá em 1971 e recebeu o reconhecimento total da Cat Fanciers Association em 1984.

Características do seu Tonquinês

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Tonquinês

Tamanho

A altura varia de
20 a 25 cm

Peso

O peso varia de
4 a 6 kg
Pelagem
A pelagem do Tonks é reluzente, curta e densa. A textura é fina, suave e sedosa. A distribuição dos pigmentos da pelagem do Tonquinês é intermediária entre a do Siamês e do Burmês. As extremidades como face e cauda são escuras como no Siamês e todas as cores e padrões são aceitas, exceto a cor canela.
O Tonks geralmente é bastante saudável, mas por ser uma mistura de raças, é propenso a desenvolver problemas genéticos do Burmês e Siamês, como cálculos urinários, diabetes mellitus, amiloidose, estenose aórtica, linfomas e atrofia progressiva da retina. Além das doenças hereditárias, é muito importante manter as vacinas do seu Tonquinês em dia para evitar doenças contagiosas.
Amantes da raça dizem que o Tonquinês possui o melhor que o Burmês e Siamês têm a oferecer. Sua voz é suave, mas ainda continuam tão falantes quanto seus antepassados e adoram se comunicar e contar todas as aventuras do seu dia. O Tonkinese anseia por atenção, carinho e companhia. São gatinhos extremamente carinhosos e apegados ao seus pais humanos, necessitando de constante atenção. Podem não lidar tão bem quando são deixados sozinhos em casa e o ideal é que tenham companhia de outro pet. São brincalhões, divertidos e adoram participar das tarefas de casa, se metendo em tudo que estiver fazendo. O Tonks sabe que o lugar dele é onde seu humano estiver, seja deitado no seu colo, no ombro ou embaixo das cobertas num dia frio.
O Tonquinês é inteligente, sociável e curioso. Aprende truques e comandos rapidamente. Suas brincadeiras favoritas são as de caça e buscar. Quando esses gatinhos não estiverem no seu colo, com certeza estarão nos lugares mais altos da casa vigiando qualquer movimento diferente. Se não tiver nada interessante para fazer, com certeza irá procurar uma nova aventura, abrindo armários e até mesmo maçanetas de portas. São gatinhos bastante xeretas e é importante que você deixe qualquer objeto potencialmente perigoso fora de seu alcance.
Os Tonquineses são saudáveis e possuem uma longa expectativa de vida, entre 15 e 18 anos.
Ofereça um enriquecimento ambiental ao Tonks com arranhadores, tocas, brinquedos e lugares altos para ele subir. São gatos enérgicos que ficam entediados facilmente. Um bom enriquecimento ambiental diminui seu estresse acumulado. Mantenha a pelagem do Tonquinês sempre escovada, pelo menos duas vezes na semana para a retirada do pelame morto. Escove seus dentes também para evitar doença periodontal e mantenha a caixinha de areia sempre limpa. É um gato de fácil manutenção e só exige cuidados básicos como alimentação de alta qualidade, oferta de água e vermifugação e vacinação em dia.
O Tonks leva até dois anos para que a cor de seu pelo se desenvolva completamente. Especula-se que o nome original do Tonquinês, que era “Tonkanese”, fazia referência ao musical South Pacific, que se tratava de uma ilha onde ninguém discriminava "mestiços". No entanto, houveram algumas confusões sobre esse nome e, em 1971, mudaram oficialmente para Tonkinese, que faz referência a da Baía de Tonkin, no Vietnã - mesmo que a raça não tivesse associação com esse país.