Tudo sobre o seu:

Van Turco

O Van Turco, também chamado de Gato Van ou Turkish Van, é um gatinho muito característico: suas manchas coloridas na cabeça se destacam em uma pelagem macia e branca como a neve. Todos os amantes desse felino relatam sua paixão pela água e até mesmo por nadar, algo bem atípico nos gatos. Seu olhos chamam bastante atenção, podendo ser azuis, amarelos ou um de cada cor, sendo a heterocromia (condição genética que leva o pet a ter um olho de cada cor) comum na raça . O Van Turco é uma raça antiga. Acredita-se que seu desenvolvimento se deu na área do Lago Van, na Turquia. Esse gatinho é uma raça natural e não teve participação humana em sua criação, provavelmente existindo há séculos na Turquia, dando espaço para a imaginação e lendas acerca de sua história. Dizem que o Angorá Turco é um parente próximo do Van, já que ambos vieram das altas montanhas turquesas. O Clima frio da região com certeza contribuiu para a pelagem longa e espessa dessas duas raças. Porém, sua história só começa mesmo em 1960, quando uma criadora se interessa pelo Van e leva alguns exemplares para a Grã-Bretanha. O Turkish Van foi reconhecido pelos principais clubes de gatos em 1969. Não é um gatinho tão comum no Brasil, sendo considerado raro até no seu país de origem.

Características do seu Van Turco

Energia
Apego ao dono
Tendência a miar
Amoroso
Inteligência
Brincalhão
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!

Especificações do Van Turco

Tamanho

A altura varia de
23 a 27 cm

Peso

O peso varia de
4 a 6 kg
Pelagem
Apesar de parecer que o Van Turco é um gato branco com manchas coloridas, na verdade isso é totalmente ao contrário. Ele é um gato colorido com manchas brancas bem grandes e o que causa essa característica é um fator genético que atribui manchas brancas na pelagem. Seu manto é semilongo, possui textura suave, macia e não há subpelo. Suas manchas coloridas geralmente estão na cabeça e cauda, mas podem aparecer em outras regiões do corpo, sendo a cor vermelha e laranja mais comuns.
O Van Turco é uma raça que evoluiu naturalmente há milhares de anos para se adequar ao ambiente em que vive. É forte, saudável e não há problemas genéticos conhecidos na raça. Uma exceção, porém, deve ser observada em Vans com a pelagem toda branca, sem nenhuma cor ou mancha. Esses gatinhos são considerados albinos e exigem cuidados específicos, como evitar exposição ao sol. Outro problema é que se um exemplar dessa raça tiver olhos azuis e ainda for totalmente branco, há 85% de chances dele ser surdo ou ter problemas auditivos. Os criadores do Van e associações não aceitam essa pelagem toda branca para evitar que problemas auditivos sejam propagados para outras gerações. Apesar de não ter muitos problemas de saúde, o Turkish Van ainda pode ser acometido com doenças infecciosas e contagiosas, por isso é muito importante levá-lo ao médico veterinário para vacinas e check-ups de rotina.
O Van Turco é enérgico, ágil, e inteligente. Esses gatos estão sempre pulando de um lado para o outro, principalmente em lugares altos que são seus locais preferidos. Forneça um arranhador com prateleiras que fiquem a alguns metros do chão e você garantirá a felicidade do seu Van. Os Turkish’s Vans são um pouco travessos quando trata-se de objetos pequenos e que possam ser quebrados, como porta retrato e vasos, sendo necessário cuidado quando esses bichanos estão na área. Apesar de toda agitação e palhaçada que esses gatos possam fazer, eles também são bastante companheiros e amáveis com seus pais humanos, mas não são tão fãs de colo ou de serem agarrados. Você pode demonstrar amor pelo seu Van simplesmente o acariciando na cabeça ou colocando a comida preferida dele no pote. São conhecidos por serem amantes de água e se gatos comuns já gostam de banheiros, os Vans são fascinados por todos elementos que possam ter dentro desse cômodo. Não se surpreenda se o seu Van Turco quiser entrar no chuveiro com você. Tome cuidado com tigelas de água, pois eles tentarão brincar com os potes constantemente e pode acontecer um acidente. O ideal é oferecer uma fonte de água corrente.
Os Vans Turcos são altamente inteligentes e podem aprender truques e comandos rapidamente. Coloque seus objetos preferidos escondidos pela casa e você terá um felino doidinho para poder achá-los. Os Vans também gostam de brinquedos que provoquem seu extinto de caça, como varas com penas ou mini ratinhos. São gatos apegados ao seus pais humanos e principalmente ao seu lar, por isso não gostam de mudanças e de ir ao médico veterinário, sendo importante acostumá-los desde cedo. Desafie o cérebro do Van com brincadeiras e mantenha-o interessado pelas atividades dentro de casa.
O Van é um gato bastante saudável e tem uma expectativa de vida alta, de 13 a 17 anos.
O amor do Turkish Van pela água pode levá-lo a problemas. Não deixe que esse gatinho tenha acesso a piscinas sem supervisão e não dê livre acesso aos banheiros, pois acidentes como cair dentro do vaso sanitário podem acontecer. Se você quiser refrescar o Van nos dias mais quentes e isso não for um problema pra ele, evite que a água caia em seus ouvidos e os seque bem. A energia do Van deve ser gasta diariamente, pois são gatinhos agitados e podem ficar verdadeiramente frustrados e entediados. Ofereça um enriquecimento ambiental com prateleiras altas, arranhadores e bastante brinquedos. Seu pelo é de fácil escovação e é necessário escová-los duas vezes por semana para a retirada de pelame morto. Cuidados básicos também são necessários, como idas ao médico veterinário e vermifugação e vacinação em dia.
Esta raça leva de três a cinco anos para atingir maturidade e desenvolvimento completos. A paixão do Van pela água provavelmente tem ligação com seu local de origem, uma vez que Turkish Van tinha como base de alimentação peixes retirados do lago de Van e rios próximos. Alguns gatos Van possuem uma marcação colorida no ombro chamada "Impressão digital de Allah", considerado um sinal de que o gato foi abençoado.