Tudo sobre o seu:

Veadeiro Pampeano

Criado no Brasil, o Veadeiro Pampeano, também conhecido como Veadeiro Brasileiro, Perdigueiro Brasileiro ou Cerveiro Brasileiro, como o próprio nome já entrega, é um cão especialista em caçar veados e cervos. Esse cachorro tem suas origens ligadas ao século XIX, mais precisamente no Rio Grande do Sul, local onde é mais popular. Atlético, elegante e alerta, o Veadeiro é, provavelmente, a raça mais antiga do País. Atualmente, alguns exemplares ainda são usados para fins de caça, mas ganharam prestígio como ótimos cães de companhia.

Características do seu Veadeiro Pampeano

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
A pelagem do Veadeiro Pampeano é curta, áspera e densa, e as cores podem variar do branco ao amarelo leonino (dourado). Alguns apresentam uma “coleira” e manchas brancas no peito e patas. Esse cão não exige tantos cuidados em relação aos pelos: uma escovação semanal ou quinzenal para retirar os pelos mortos e banhos ocasionais são o bastante.
O Veadeiro Pampeano é um cão muito saudável e não é propenso a nenhum tipo de problema genético de saúde. Ainda assim, vale destacar que, como todos os cachorros, o ideal é levá-lo para check-ups regulares com um médico veterinário de sua confiança.
O Veadeiro Pampeano é alerta, amistoso, enérgico e bastante dócil com crianças. Por ter sido desenvolvido para trabalhar em grupos, ele se dá muito bem com outros cães. Porém, é um pouco tímido na presença de pessoas desconhecidas, mas dificilmente demonstra medo ou agressividade.
Inteligente, ativo e obediente, o Veadeiro Pampeano tem todos os pré-requisitos de um cachorro altamente treinável. Todavia, a raça é de natureza independente, o que pode dificultar a educação. Um treinamento positivo e agradável, mas firme e consistente é o ideal para torná-lo um cão equilibrado.
Um Veadeiro Pampeano vive, em média, entre 10 e 12 anos.
O Veadeiro Pampeano precisa de uma poderosa rotina de exercícios físicos para gastar o seu altíssimo nível de energia. Ele pode ser um excelente companheiro de corridas e caminhadas mais longas, que devem ser todos os dias, claro, além de várias sessões de jogos e brincadeiras em períodos isolados. Por todo esse ânimo, não é recomendado que o Veadeiro viva dentro de um apartamento, e sim em uma casa com quintal ou jardim grande para correr e se exercitar livremente.
A raça surgiu na região dos pampas, mais especificamente próximo às fronteiras com Uruguai e Argentina. A sua origem hereditária é incerta, mas muitos acreditam que esses cães sejam oriundos do Podengo e Ibicenco, que supostamente teriam sido trazidos para o Brasil durante a colonização portuguesa.