Tudo sobre o seu:

Chihuahua

Considerado um dos menores cães do mundo, o chihuahua só não tem tamanho: seu jeito atrevido e brincalhão faz com que os pais humanos desta raça sejam realmente apaixonados por seus pequenos filhotes. Se engana quem acha que, por seu pequeno porte, ele é do tipo medroso. Ao contrário disso, o cachorro chihuahua tende a ser destemido e cheio de coragem, se mostrando valente até para pets que têm muito mais tamanho do que ele. Criado no México no século XIX como cão de companhia, seu nome é uma homenagem ao estado em que surgiram os seus primeiros exemplares.

Características do seu Chihuahua

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais
Banner - Cadastre seu pet
Perfil pet
Cadastre seu bichinho e descubra os produtos perfeitos para ele!
Pelagem
Apesar do chihuahua pelo curto ser o mais comum, existe também a variação de chihuahua pelo longo (que tem uma pelagem levemente ondulada). Alguns criadores defendem que estes segundos são resultado de cruzamentos entre chihuahuas, yorkshires e papillons, mas verdade é que o chihuahuas peludos também são um encanto! As cores mais vistas da raça são o fulvo, o dourado e o branco com dourado, mas outras colorações também são aceitas oficialmente.
Embora seja um cachorro com expectativa de vida alta, o chihuahua pode ter alguns problemas cardíacos que merecem atenção, além de problemas oculares, como glaucoma. Luxação de patela e hidrocefalia também podem acometer a raça, portanto, pesquise muito sobre o canil de onde pretende comprar um pet. Chihuahuas são muito sensíveis ao frio, sendo preciso ter cuidado redobrado no inverno. Quando muito nervosos ou estressados, eles podem tremer e passar mal, evite deixar seu pet em situações desconfortáveis para ele.
O chihuahua costuma se dar bem com pessoas e outros animais, mas é preciso cuidado nas brincadeiras, pois por seu tamanho reduzido, ele pode se machucar com facilidade. Bem apegado aos seus humanos, ele pode em alguns casos se mostrar muito protetor e um tanto quanto reservado com estranhos. Quando com medo, ele pode atacar por insegurança - fique atento aos sinais! Valente por si só, o chihuahua também pode se meter em encrenca por não temer nada e nem ninguém. Evite conflitos que possam colocar sua saúde e integridade física em risco.
Como são cães bem pequenos e puramente de companhia, é um tanto quanto incomum que adestrem seus chihuahuas. Eles costumam aprender rapidamente tarefas como o local onde fazer as necessidades, seu nome e comandos básicos, que facilita o dia a dia de vocês. Socializar seu chihuahua filhote é bem importante, assim como acostumá-lo com questões rotineiras, como barulhos e situações variadas como receber visitas e passear na rua. Evite protegê-lo e mimá-lo demais. Lembre-se que mesmo sendo pequeno e mais frágil, ele ainda é um cão e possui necessidades iguais às de qualquer cachorro.
Um acompanhamento médico veterinário frequente certamente fará com que ele viva bem e por muito tempo. Por ser um cachorro pequeno, um chihuahua pode viver até 20 anos!
Os chihuahuas podem ter muitos problemas com as lágrimas, que mancham seu pelo. Limpezas frequentes com produtos para pets podem amenizar o problema e reduzir incômodos. Mantenha seu pet sempre dentro de casa e, se possível, compre roupas para ele usar nos períodos mais frios. Seus dentes podem acumular bastante placa bacteriana (tártaro), resultando em mau hálito e problemas mais graves. Escove os dentes do cãozinho ou realize limpezas periódicas com seu médico veterinário de confiança.
Os menores cães do mundo oficialmente reconhecidos pelo Livro dos Recordes eram, em maioria, chihuahuas. Cães desta raça sempre foram populares, mas ganharam ainda mais espaço depois de terem participado de filmes como “Legalmente Loira”, “Perdido pra Cachorro” e “Chihuahua, o Filme”.
Videos
Ainda não temos videos para esse pet