Banner Multiplus
Chow Chow

Tudo sobre o chow chow

Descrição do Chow Chow


Especificações do Chow Chow

Tamanho

46 a 56 cm

Peso

24 a 35 kg

Pelagem

Com uma pelagem composta por pelo e subpelo muito densos, o chow chow ainda não é muito bem adaptado ao clima brasileiro, por isso alguns de seus tutores acabam fazendo “adequações” em seu penteado. É comum, por aqui, vermos chow chows totalmente tosados, mas fazer isso com a máquina não é recomendado para a raça. O ideal é que, quando aparam seus pelos, todo o processo seja feito com o uso de uma tesoura. A técnica, além de deixá-los bem “arredondados”, pode ainda, evitar que o pet tenha problemas de pele e enegrecimento da região por conta do uso da máquina de tosa. O chow chow mais habitual é o dourado, mas existem outras variações como o preto, o azul, o creme e uma espécie de chumbo bem difícil de ser vista.

Rações para Chow Chow


Saiba mais sobre raça

A saúde do Chow Chow

Os cachorros da raça chow chow costumam ser bem saudáveis, porém possuem uma certa tendência aos problemas de pele, como as dermatites, por exemplo. Por serem muito peludos, quando não são secados de forma adequada, podem ter problemas com fungos - algo difícil de identificar numa pelagem tão densa. As suas dobrinhas no rosto também merecem uma atenção especial pelo mesmo motivo (elas devem ser bem limpas e secas). Alguns exemplares podem ter a pálpebra recobrindo os olhos, o que em certos casos requer uma cirurgia plástica corretiva. A displasia coxofemoral (espécie de “encaixe errado” da articulação do fêmur e do osso coxal (“do quadril”) também pode ser uma realidade entre os exemplares desta raça. Converse com um médico veterinário para saber se seu pet possui ou não tendência ao problema. Medidas preventivas tomadas com antecedência podem fazer muita diferença na evolução da doença.

Temperamento do Chow Chow

O chow chow costuma enganar aqueles que não conhecem muito bem a raça. Sua carinha de urso bonzinho é um verdadeiro convite para todos que encontram com um exemplar, mas não se engane: os cachorros da raça chow chow costumam ser bastante fechados e muito desconfiados com estranhos. É comum, inclusive, relatos de exemplares que são mais agressivos, pois são cães naturalmente independentes e bem dominantes, além de serem seguros de si. Um trabalho de socialização desde filhote é fundamental para qualquer cão, mas isso deve ser intensificado quando falamos sobre um chow chow. O ideal é que desde jovem ele tenha contato com pessoas e animais diferentes com frequência. Um trabalho intenso de socialização é indicado para que se tornem pets dóceis e que podem acompanhar a sua família humana em qualquer lugar. Chow chows costumam escolher um membro da família como seu favorito e não costuma receber muito bem as visitas, mantendo-se alerta e imponente.

Inteligência e Obediência do Chow Chow

Apesar de não podermos generalizar, a maioria dos chow chows é bem teimosa e não gosta de receber ordens. É comum que ainda quando filhotes eles tenham o hábito de testar e desafiar aqueles que tentam lhes dar comandos, por exemplo. Quando o cão possui um vínculo forte com seus pais humanos, isso tende a ser diferente, respondendo bastante e com rapidez àqueles em quem mais confia. Trabalhar com rispidez com um chow chow nunca é uma boa ideia, já que além de não ensinar algo novo para o pet, faz com que ele possa reagir de uma maneira pouco positiva.

Expectativa de vida do Chow Chow

A expectativa de vida de um cachorro da raça chow chow é de aproximadamente 13 anos.

Cuidados específicos do Chow Chow

O chow chow precisa de cuidados especiais quanto à sua socialização e forma como é educado. Trabalhar sua docilidade e incentivá-lo desde novo a conviver com pessoas diferentes e animais de outra espécie é fundamental para criar um cão equilibrado e que possa estar com a sua família em diferentes momentos. É preciso escovar seu chow chow com frequência, já que ele pode perder muito pelo e até chegar a ficar com “tufos” presos em seu corpo, deixando uma aparência diferente da esperada. Fique atento às “dobrinhas” do seu rosto: elas não devem ficar úmidas e precisam ser limpas com produtos específicos diariamente.

Curiosidades do Chow Chow

O chow chow tem um passado um pouco sombrio. Era comum que sua carne (considerada uma iguaria) fosse vendida para restaurantes chineses que utilizam carne de cachorro para consumo humano. Sua pele, na época, era vista como objeto de luxo e muito bem paga no mercado local. O chow chow é um dos poucos cães que possui a língua azulada, tendendo para o preto.

Higiene e Limpeza para Chow Chow


Outros produtos para Chow Chow


Sentiu falta de alguma informação ou tem alguma sugestão para melhorar nossa página? Envie para a gente no email: [email protected]

Caracteristicas do Chow Chow

Energia
Obediência
Inteligência
Territorialista
Apego ao dono
Tendência a latir
Amizade com crianças
Amizade com outros animais

Fotos de Chow Chow