Boiadeiro de Flandres (Bouvier) – Principais doenças

Com seus olhos escondidos por seus pelos densos, o Boiadeiro de Flandres foi um dos cães mais talentosos usado como boiadeiro na Europa Ocidental, mas hoje ele é conhecido por ser um ótimo cão guia para deficientes visuais e cão rastreador. A raça é muito inteligente, são calmos e dóceis e por isso eles se dão muito bem com crianças e adoram receber um agrado, seja com petiscos ou carinho.

Como a maioria dos cães de porte grande e pelos longos, eles exigem alguns cuidados específicos, como praticar atividades físicas e serem constantemente escovados. Por conta dessas características, algumas doenças podem afetá-los, seja de cunho genético ou adquiridas durante a vida. É sobre elas que iremos falar a seguir.


Paralisia da Laringe

Na Paralisia da Laringe, há uma perda da função dos músculos da laringe, que normalmente têm a função de expandir quando o pet respira. O resultado é o bloqueio das vias aéreas, causando dificuldade respiratória. 

A doença não é muito comum e afeta principalmente raças de porte grande com essa predisposição genética, como o Boiadeiro de Flandres, Husky Siberiano, Bull Terrier e o Dálmata.

Os sintomas apresentam-se na forma de tosse, ruídos na respiração, dificuldades respiratórias, falta de oxigênio e intolerância ao exercício.

O problema geralmente é resolvido com intervenção cirúrgica e cabe ao médico veterinário indicar o melhor tratamento ao seu Boiadeiro de Flandres.  

Glaucoma

O glaucoma é uma doença oftalmológica bastante comum, que afeta os seres humanos e os pets. Esse problema é bem sério, uma vez que pode causar cegueira ao portador.

O glaucoma canino é o acúmulo de líquidos que leva ao aumento progressivo da pressão intraocular. O crescimento dessa pressão provoca degeneração do nervo óptico e da retina, e a consequência mais comum é a perda parcial ou total da visão.

Além do Boiadeiro de Flandres, algumas outras raças têm predisposição ao aparecimento do glaucoma como: Basset Houd, Samoiedo, Chow chows, e Shar Pei.

Na maioria das vezes, a enfermidade não tem sintomas o que pode dificultar em identificar que há algo errado com o cachorro. Porém, alguns indícios como dor ou sensibilidade nos olhos e/ ou cabeça podem ser percebidos.

Lembrando que o glaucoma é uma doença grave. A qualquer indicação de que há algo errado com seu pet, o leve ao médico veterinário para ter um diagnóstico adequado e o melhor tratamento.

Displasia do Cotovelo

A Displasia do Cotovelo está relacionada com a fase de desenvolvimento do pet, geralmente é notada entre quatro e cinco meses de vida dos cães e é causada pelo crescimento irregular entre os ossos do cotovelo. Como os ossos não se desenvolvem de maneira adequada, essa condição pode gerar patologias diferentes como artrite e osteoartrite que são desgastes tanto no osso quanto na articulação.

Por ser uma doença hereditária, raças de porte grande além do Boiadeiro de Flandres podem sofrer com ela como Mastim Napolitano, Rottweiler, São Bernardo, LabradorTerraNova.

Sintomas como intolerância às atividades físicas, manifestações de dor e mancar são comuns entre os pets que sofrem com a Displasia do Cotovelo.

O tratamento consiste em adequação da alimentação, fisioterapia e, em casos mais graves, intervenção cirúrgica. Sempre consulte seu médico veterinário para diagnosticar e tratar qualquer tipo de doença.

 

Por mais que o Boiadeiro de Flandres seja um cão bastante resistente e pouco suscetível a doenças, visitas periódicas ao médico veterinário são necessárias para descartar qualquer tipo de problema e garantir o bem-estar do seu filho de quatro patas.

Sobre o autor

Beatriz Mario

Beatriz Mario

Graduanda em Medicina Veterinária, sonho que tenho desde de criança, hoje sou conhecida como a louca dos gatos, mas nas horas vagas sou a louca dos bichos também, sem distinção. Tenho 10 lindos gatinhos resgatados e meu propósito é poder ajudar o máximo de pets possível (E seus pais e mães humanos escrevendo aqui no blog).

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.